Ingrediente principal da Tequila pode ser a cura da osteoporose

1334

Segundo uma pesquisa realizada por Cientistas do Centro de Pesquisas e Estudos Avançados (Cinvestav), localizado no México, afirma que o agave-azul, que dá origem a Tequila, demonstrou resultados prósperos no combate a osteoporose.

Para que fosse realizado o estudo, pesquisadores retiraram o útero de ratas utilizadas como cobaias, para que as mesmas, com a ausência do órgão desenvolvessem a doença. A partir daí, os estudiosos deram como alimento para parte dos animais, um cardápio riquíssimo em frutano de agave (polímero natural fruto da fotossíntese da planta). Após oito semanas, foram realizadas análises nos animas e os resultados demonstraram que as ratas que ingeriam o ingrediente eram muito mais saudáveis que as outras. Consumir o agave fez com que animais absorvessem com mais facilidade, a proteína osteocalcina – que atua na produção de ossos novos- e também minerais.

Cobaias que se alimentaram os frutanos sintetizaram cerca de 50% mais a proteína. Além disso, o diâmetro dos ossos era maior, quando comparado com os animais que não ingeriram as substâncias vindas do agave“, garantiu Mercedes López, química responsável pela investigação.

52--tequila

De acordo com o experimento, isso acontece porque quando os frutanos chegam ao intestino grosso, as substâncias realizam interações com a microbiota do órgão, formando ácidos graxos volúveis. Eles encontram e realizam o transporte dos minerais para as células corporais.

Mesmo parecendo algo fantástico, utilizar a tequila, muito apreciada por todos os grupos sociais, é preciso ter muita cautela. Os pesquisadores não utilizaram a tequila em si para os testes, mas sim o agave-azul em sua condição natural, como planta. Porém, se você não deseja se atentar aos detalhes e ama tequila, prefira as produzidas no México, onde a lei determina que o álcool seja 100% advindo do agave. Aqui no Brasil, somente é regulamentado que a bebida tenha 51% do teor alcoólico proveniente da planta.

Fonte:  super.abril. 
 Imagens: Reprodução/misteriosdomundo/ dufryshopping/