Muito cuidado! Comer couve do jeito errado pode adoecer sua tireoide. Veja como fazer tudo certo

Quando você imaginaria que uma das folhas mais utilizada em dietas e sucos “detox” está sendo vista como uma provável vilã para a saúde? A couve é rica em vitamina A, B6, C, K  e cheia de minerais como o cálcio e ferro a couve ajuda a prevenir e combater diversas doenças. Ela possui ação vermífuga, ajuda a combater problemas do fígado e estômago, é muito aconselhada para amenizar a asma e bronquite e, possui ação laxativa. Além de tudo isto, a couve possui alguns compostos como os fenólicos que segundo pesquisas, tem sido eficaz em diminuir a multiplicação de células cancerígenas.

O grande problema é que apesar de seus benefícios comprovados, a folha de couve não está liberada para ser ingerida em excesso. É preciso respeitar seus limites de consumo para não arriscar tem problemas da tireoide.

Mas, o que acontece se comermos couve além do permitido?

O risco mais do consumo excessivo de couve é desenvolver o hipotireoidismo. Isso porque, a couve tem uma substância conhecida como pró-goitrina, que ao ser ingerida se transforma em goitrina que atrapalha a entrada do iodo na glândula tireoide e por isso diminui a capacidade de liberação de hormônios. A couve também contém uma boa quantidade de tiocianato, outra substância que também diminui a absorção do iodo no organismo e portanto, dificulta o bom funcionamento da tireoide.

Pesquisadores garantem que o excesso de couve pode desencadear hipotireoidismo, no entanto a ciência ainda sabe pouco sobre essa relação de causa e efeito. Um estudo publicado no periódico Human & experimental toxicology, mediu o choque sobre a tireoide causado pelo consumo diário de 150 de couve-de-Bruxelas cozida durante 4 semanas e os pesquisadores não encontraram qualquer mudança na liberação de hormônios pela glândula. O cozimento obviamente reduz a ação das substâncias que agem sobre a tireoide e esse pode ser o motivo o motivo pelo qual não foram encontradas alterações. No entanto, outro estudo publicado no The New England Journal of Medicine, descreveu o caso de uma idosa, que comia diariamente de 1 kg a 1,5 kg de couve para melhorar os sintomas de diabetes e, após meses de consumo excessivo, ela desencadeou um quadro de hipotireoidismo agudo seguido de coma.

Então quanto eu posso comer de couve?

Os especialistas afirmam que dificilmente uma pessoa poderá desencadear um quadro de hipotireoidismo pelo consumo de couve de forma moderada. Comer 5 folhas grandes de couve por dia é uma quantidade segura e trará muitos benefícios à saúde. A couve crua mantém ativas as substâncias que agem negativamente sobre a tireoide. Então. É necessário ser mais cauteloso para não exagerar no consumo. O suco verde com folhas de couve frescas merece ainda mais cuidado. Isso porque na bebida você consome mais quantidades da folha e, portanto, mais pró-goitrina e tiocianato.

couve

Fonte: infoescola/bolsademulher   Imagens: recepedia/dicasbamboobox