Podemos tomar a pílula da mesma marca por vários anos? Ela não perde o efeito?

A pílula anticoncepcional há cinquenta anos dá às mulheres a opção de decidir quando e quantos filhos desejam ter.

Atualmente é o método contraceptivo mais utilizado em todo o mundo, quando tomada corretamente à pílula torna-se altamente eficiente na prevenção da gravidez, além de ajudar a manter a menstruação regulada.

Embora a maioria das mulheres façam uso desse método contraceptivo há quem ainda tenha inúmeras dúvidas em relação à pílula, uma delas é sem dúvida se tomar a mesma pílula por muito tempo ela perde o efeito.

Ao contrário do que muitas mulheres pensam, o anticoncepcional não é como o shampoo, que deve ser trocado porque o cabelo acostuma!

Se a mulher se sentir bem com aquele anticoncepcional, se ele não tiver efeitos colaterais e ela estiver fazendo controle com um médico a cada seis meses, pode tomar continuamente durante o período que quiser.

Assim, as mulheres podem ficar tranquilas quanto aos efeitos da pílula, depois de muito tempo usando a mesma marca, o anticoncepcional não perde o efeito.

Aliás, muito pelo contrário, quanto mais tempo usar, melhor é a adaptação e menor a necessidade de trocar o anticoncepcional.

Muitas mulheres acreditam que o uso contínuo da pílula pode reduzir as chances de gravidez, mas isso não é verdade.

O que acontece é que, atualmente, as mulheres demoram mais para decidirem ficar grávidas e o fator da idade é que pesa na hora de engravidar.

Estudos afirmam, portanto, que não existe uma interferência do anticoncepcional na fertilidade após o abandono do medicamento.