Pernilongos gostam de você? Então você tem o cheiro agradável para eles

Você acorda com o corpo cheio de picadas de pernilongo, enquanto seu irmão ou seu amigo que dormiram no mesmo quarto que você, escaparam ilesos. Você fica revoltado e diz que a população de pernilongos está conspirando contra você, mas na verdade pode ser culpa do seu cheiro.

Segundo cientistas da Universidade da Flórida o pernilongo é atraído por odores exalados na respiração, por determinadas pessoas. Quando você expira, junto com o gás carbônico são expelidas também outras substâncias. É através dessas substâncias que os pernilongos conseguem descobrir quais seres humanos possuem as moléculas necessárias para o desenvolvimento de seus ovos. Entre as substâncias as principais são ácido lático, ácido úrico e colesterol. Sendo assim quem tem o metabolismo acelerado corre mais riscos de ser picado. Isso porque o ácido lático é produzido em maior quantidade por essas pessoas, ou por quem praticou exercício físico. Para detectar a presença das substâncias, os pernilongos se utilizam de proteínas em suas antenas, que possuem receptores de cheiros.

Existe ainda uma diferença entre o modo de como a saliva do pernilongo irá causar reação alérgica nas pessoas picadas. Como toda alergia, algumas pessoas são mais sensíveis do que outras. Sendo assim existem pessoas que atraem os pernilongos e são picadas, mas nem notam.

imb0261066
Segundo cientistas da Universidade da Flórida o pernilongo é atraído por odores exalados na respiração, por determinadas pessoas. Foto: biologiamais

As fêmeas (que são as que picam) necessitam do sangue humano ou de outros animais para nutrir os seus ovos. É por isso que elas nos atacam todas as noites. Não há nada no âmbito alimentar que possamos fazer para espantar os pernilongos. Sendo assim só nos resta as telas, mosquiteiros, repelentes e inseticidas. Repelentes que ligam na tomada e citronela são métodos efetivos de combate. Além disso é necessário combater o foco de proliferação de pernilongos, que consistem de qualquer lugar com água parada. Só assim teremos menos pernilongos e noites mais tranquilas.

picada-de-pernilongo-cocar-plano-de-saude-em-curitiba
Como toda alergia, algumas pessoas são mais sensíveis do que outras. Sendo assim existem pessoas que atraem os pernilongos e são picadas, mas nem notam. Foto: clinipam

Fonte: folha e super