Um dos cafés mais caros do mundo é feito das fezes de um mamífero (U$900/kg)

“Ouvi dizer que tem um café que é feito com cocô de gato. Isso é verdade?” Luan Henrique

Luan, existe sim um café obtido através das fezes de um animal, mas não é um gato e sim uma civeta. A civeta é um pequeno mamífero (maior que um gato e menor que um cachorro) encontrado na Indonésia e sua alimentação consiste basicamente do fruto do café e insetos. As cerejas do café são cuidadosamente selecionadas pelo animal, mas o trato digestivo é capaz de digerir somente a polpa e as sementes saem através das fezes inteiras. Este processo deveria funcionar como uma forma de originar outros pés de café por aí, mas o homem descobriu que estas sementes depois de limpas, torradas, moídas e peneiradas originam um café com sabor único. Segundo especialistas, bactérias e enzimas únicas do civeta tornam-se os responsáveis pela diferença de qualidade do grão.

cat-poop-coffee1
A civeta é um pequeno mamífero (maior que um gato e menor que um cachorro) encontrado na Indonésia e sua alimentação consiste basicamente do fruto do café e insetos.

Conhecido também como “Kopi Luwaki” o café civeta é considerado o café mais caro do planeta. A razão para o seu alto preço está diretamente relacionada à sua forma como é obtido: através das fezes do civeta. A principal característica do kopi luwak é a suavidade e a baixa acidez, o que permite que seja cobrado um preço que pode chegar a US$ 900 o quilo do pó. Sua produção é altamente valorizada em todo o mundo e, segundo informações, os produtores tem o cuidado de não exceder a marca de 500 quilos por ano.

Infelizmente, a obtenção do café civeta não tem sido tão selvagem como dizem. Algumas casas de café da Indonésia mantêm estes animais confinados em pequenas gaiolas se alimentando exclusivamente do fruto do café e água. Suas fezes são coletadas diariamente para produção do pó do café.

image_249538
As cerejas do café são cuidadosamente selecionadas pelo animal, mas o trato digestivo é capaz de digerir somente a polpa e as sementes saem através das fezes inteiras.
Kopi-Luwak
Conhecido também como “Kopi Luwaki” o café civeta é considerado o café mais caro do planeta.

Fonte: Cafe Cultura e Animal Coffee