Curiosidades

Por que os olhos coçam quando estamos com sono?

Por que os olhos coçam quando estamos com sono?
Esse texto foi útil para você?

“Gosto muito do Diário de Biologia, é sempre bom aprender algo todos os dias. Aqui ai uma pergunta que me fiz assim que acordei: por que sentimos muita vontade de “coçar” os olhos quando temos sono? E por que a tal “coçada” nos olhos faz essa vontade passar?” Emanuelle Araújo

Emanuelle, a relação entre o sono e a coceira no olho não existe. Ou seja, a coceira no olho não é por causa do sono e sim por causa do cansaço. Quando passamos o dia inteiro em nossas atividades, os olhos ficam atentamente abertos o tempo todo. Em diversas situações, como em frente ao computador, nossos olhos ficam mais atentos e a concentração até ajuda a diminuir nossas piscadas.


Piscar é importantíssimo, pois lubrifica os olhos e diminui a sensação se coceira. Só que, quanto mais cansado ficamos, mais nossos canais lacrimais, e consequentemente, a mucosa da parte interna dos olhos ressecam diminuindo a lubrificação. Isso resulta naquela coceirinha gostosa que parece ser causada pelo sono que sentimos quando estamos cansados. Nestes casos coçar alivia, pois induz a atividade das glândulas lacrimais o que acaba lubrificando os olhos tirando a sensação de comichão.

Apesar de ser uma coceirinha gostosa, é preciso evitar coçar os olhos nestes casos, pois, nossos dedos muitas vezes não estão limpos e carregam consigo diversas sujeiras microscópicas que podem piorar a coceira e desencadear um processo alérgico e/ou inflamatório. O resultado é aquele olho vermelho, inchado e dolorido.

itchy-eyes-1

Nossos olhos coçam porque perdem a lubrificação quando estamos cansadas!

 

Fonte: Firmoo


Comentários

Novidades

Topo