Animais

Insetos fazem xixi?

Insetos fazem xixi?
Esse texto foi útil para você?

 “Eu adoro o Diário de Biologia, acompanho o site e a página do Facebook. Queria saber se insetos fazem xixi, porque me disseram que as cigarras fazem xixi quando estão cantando” Victor Mansk

Victor, os insetos não possuem um sistema excretor parecido com o nosso. Eles não possuem uma estrutura similar a uma bexiga para acumular urina. Então, eles não fazem xixi. Mas eles tem sim um sistema urinário diferenciado que está interligado ao aparelho excretor, na qual o seu principal órgão é chamado de túbulos de Malpighi. Este órgão é formado por canais finos e longos que extraem da hemolinfa (sangue dos insetos) as substância que precisam ser excretadas. Tudo que os túbulos de Malpighi coletam vão direto para o intestino e são eliminados pelo ânus. Esse sistema funciona igual para todos os insetos, inclusive para as cigarras.




mosca-fazendo-xixi

Insetos não possuem uma estrutura similar a uma bexiga para acumular urina. Foto: Reprodução/diariodebiologia

E por falar em cigarras, é muito comum sentirmos gotículas caindo das árvores em que as cigarras estão e muita gente acha que aquilo é urina, mas como já foi explicado, isso não é possível. As cigarras se alimentam constantemente de grande quantidade de seiva das árvores, mesmo o corpo não necessitando do líquido elas não param nunca, por isso acaba sobrando muita seiva que não é aproveitada pelo organismo. Assim, a parte líquida desnecessária para sua sobrevivência é expelida em forma de gotas pouco tempo após ser aspirada, é como se a cigarra “bebesse” e fizesse xixi ao mesmo tempo. Por causa disso, também é comum ao cutucarmos uma cigarra, ver um líquido sendo liberado (como um xixi). Isso acontece porque facilitar a fuga, ela elimina o excesso de líquido do corpo que na verdade é a seiva que ela ingeriu desnecessariamente.



Somente as cigarras excretam esse tipo de líquido que não possui nutriente, mas por serem adocicados acabam atraindo formigas que adoram se alimentar dele.

 FONTE: Super Mundo


11 comentários

11 Comments

  1. É um livro que pode nos fazer pensar, apesar de que a fé está com quemtêm.E, não deixa de ser uma grande leitura.

  2. OOO Amada força viu, Deusss é cotigo e com seu bebê e tenho certezaaaa ele crescerá forte e saudável… Obrigadaa pelo alerta, pra mim é super importante pois sou mamãe de primeira viagem…. FIQUE COM DEUS E MT PAZ EM SEU CORAÇÃO! Beijos!

  3. —É muito tarde para sahirmos por aqui, disse Antonino sem perder a presença de espirito. Necessitamos passar á platéa, atravessando o palco.

  4. roberto

    em

    Olá, adoro muito seu site, não costumo comentar, mas
    queria saber se o “xixi” das cigarras pode fazer algum mal?
    Muitos dizem que se cair no olho pode queimar a visão, sou meio cético com isso.

  5. Gleice clara Araújo lirio

    em

    adoro o site e as curiosidades que descubro conto p meus familiares..rsrs.
    Não sei se já perguntaram mas me questionei porque encontro muitas garças em valões..

  6. —É muito tarde para sahirmos por aqui, disse Antonino sem perder a presença de espirito. Necessitamos passar á platéa, atravessando o palco.

  7. O Rei Sábio «Havia uma vez, na cidade de Wirani, um rei que governava os seus súbitos com tanto poder como sabedoria. E o temiam pelo seu poder, e o amavam por sua sabedoria. Havia também no coração dessa cidade um poço de água fresca e cristalina, do qual bebiam todos os habitantes; incluindo o rei e seus cortesãos, pois era o único poço da cidade. Uma noite, quando todos estavam dormindo, uma bruxa entrou na cidade e despejou sete gotas de um misterioso líquido no poço, enquanto dizia: – A partir de agora, quem beber desta água ficará louco. Na manhã seguinte, todos os habitantes do reino, excepto o rei e grão-vizir, beberam do poço e enlouqueceram, tal como predissera a bruxa. E naquele dia, nas ruelas e no mercado, a gente não fazia senão cochichar: – O rei está louco. O nosso rei e seu grão-vizir perderam a razão. Não podemos permitir que nos governe um rei louco; temos que destroná-lo. Naquela noite, o rei ordenou que lhe enchessem uma grande taça de ouro com água do poço. E quando lha levaram, o soberano bebeu avidamente e passou a taça ao seu grão-vizir, para que também bebesse. E houve um grande regozijo na satisfeita cidade de Wirani, porque o rei e o grão-vizir tinham recobrado a razão». (Gibran Kalil Gibran, in «O louco», 1918).

  8. OOO Amada força viu, Deusss é cotigo e com seu bebê e tenho certezaaaa ele crescerá forte e saudável… Obrigadaa pelo alerta, pra mim é super importante pois sou mamãe de primeira viagem…. FIQUE COM DEUS E MT PAZ EM SEU CORAÇÃO! Beijos!

  9. É um livro que pode nos fazer pensar, apesar de que a fé está com quemtêm.E, não deixa de ser uma grande leitura.

  10. Verdade ou Mentira…?Que o prefeito Flávio Machado disse que está com toda tesão para continuar governando Cacequi…?Que Rui Ragagnin espera uma oportunidade do povo para mostrar que governo municipal alinhado com os governos do Estado e da União é a sorte grande para Cacequi…?Que Mariangela Mendonça quer a chance de governar por quatro anos inteiros e não por apenas um ano como foi em 2008…? Que os vereadores que ocupam cadeiras no Legislativo de Cacequi estão com os olhos bem arregalados, não comparando estão como faróis de Jeep, por conta de que dos 53 candidatos, somente 9 sentarão nas cadeiras do Poder, mas todos tirarão votos uns dos outros…?Que os cabos eleitorais desta eleição se profissionalisaram, pois cada um quer o seu quinhão antes e depois das eleições…?Que tem candidato que não aguenta mais tanta gente na sua cola, onde ele vai, uma legião de paparzos vai atrás…?Que o MP também está com olhos de águia neste pleito…?

  11. OOO Amada força viu, Deusss é cotigo e com seu bebê e tenho certezaaaa ele crescerá forte e saudável… Obrigadaa pelo alerta, pra mim é super importante pois sou mamãe de primeira viagem…. FIQUE COM DEUS E MT PAZ EM SEU CORAÇÃO! Beijos!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo