Animais

Por que as aves não caem do galho enquanto dormem?

Por que as aves não caem do galho enquanto dormem?
1 (20%) 1 vote

“Os passarinhos conseguem dormir sem cair do galho? como isso é possível?” Maria Rita Santana




Maria Rita, antes de saber como as aves conseguem dormir sem cair do galho, é preciso esclarecer que o sono de alguns animais é bem diferente do nosso. As aves e mamíferos aquáticos (como os golfinhos, baleias), por exemplo, conseguem descansar o corpo mantendo o cérebro em alerta. No caso das aves, qualquer movimento ou ruído já é o bastante para que estejam prontas para voar. Essa capacidade é chamada de “descanso unilateral do cérebro”, ou seja, enquanto um lado do cérebro dorme, o outro lado permanece atento. Inclusive alguns destes animais podem dormir com um olho aberto e outro fechado, o que garante não ser surpreendido por nenhuma situação de perigo.

Pois bem, o “descanso unilateral do cérebro” é um dos fatores que permitem que as aves possam tirar um cochilo sem relaxar totalmente o corpo a ponto de despencar do galho durante o sono. Além disso, as aves são equipadas com pés especializados com quatro dedos livres e tendões capazes de travar os dedos e permitir um “empoleiramento” seguro. Os dedos ficam firmes no galho apenas pela ação dos tendões sobre eles e dessa forma os músculos podem até relaxar enquanto as aves dormem.

A articulação nos joelhos das aves também tem seu papel, eles se mantêm dobrados enquanto o pé está preso no galho. Os pés não irão soltar o galho, até que as aves desdobrem o joelho para voar. O joelho dobrado auxilia o trabalho dos tendões e dá ao passarinho a força para segurar firme, mesmo durante o sono!



A articulação nos joelhos das aves tem seu papel, eles se mantêm dobrados enquanto o pé está preso no galho.

 



FONTE: InVivo – FioCruz


6 comentários

6 Comments

  1. Rendrick N.

    em

    Legal…
    Bela imagem a segunda, 😀

  2. Eu tenho um passarinho, ele dorme só com uma perna.A outra fika encolhida.É normal? E por que isso acontece?

  3. Douglas

    em

    eu adorei esta materia,mas com o casco da tartaruga cresce,e o bigo dos passaros tambem

  4. Luiz Paulo

    em

    Olá Karlla,
    Parabéns por mais essa incrível matéria! Sou apaixonado pela Bio e acho incrível seu trabalho e dedicação a esse blog, com certeza vc tem ajudado muitos a aguçar a curiosidade e aprender mais. Acho que tem muito aluno ruim em biologia aprendo o quanto ela pode ser fascinante aqui!

    Sobre esse tema em específico, me surgiu uma duvida: Eu tenho 2 calopsitas e verifico que elas costumam dormir em uma pata só. Sempre ouvir falar que cada lado do nosso corpo é controlado pelo hemisfério oposto do cérebro e, de acordo com a sua explicação, é possível afirmar que isso ocorre por apenas um lado do cérebro estar ativo ou é viagem da minha parte?

  5. João

    em

    Muito interessante, parabéns.

  6. Pois bem, o “descanso unilateral do cérebro” é um dos fatores que permitem que as aves possam tirar um cochilo sem relaxar totalmente o corpo a ponto de despencar do galho durante o sono. Além disso, as aves são equipadas com pés especializados com quatro dedos livres e tendões capazes de travar os dedos e permitir um “empoleiramento” seguro. Os dedos ficam firmes no galho apenas pela ação dos tendões sobre eles e dessa forma os músculos podem até relaxar enquanto as aves dormem.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo