É verdade que antitranspirantes aumentam as chances de Câncer de mama?

“Me falaram que o suor elimina as toxinas do nosso corpo e pela ação do antitranspirante de impedir o suor as toxinas ficam “presas” perto do peito, justamente na área de maior incidência de câncer de mama.” William Jamir

William, realmente tem se dito por aí que os antitranspirantes (que reduzem o suor das axilas) ou desodorantes (que destroem ou mascaram os odores desagradáveis) causam câncer de mama. Acha-se que produtos contêm substâncias nocivas, que podem ser absorvidos através da pele e alguns cientistas acreditam que estas preparações podem estar relacionadas ao câncer de mama por serem aplicados com frequência na área próxima à região da mama.

Os antitranspirantes possuem compostos à base de alumínio como ingrediente ativo que fecha temporariamente o condutor de suor interrompendo o fluxo. Alguns estudos dizem que esses compostos quando aplicados com frequência na pele perto da mama são absorvidos e tem um efeito parecido com do estrogênio, o que favorece o surgimento de células cancerosas. Outros estudiosos acreditam que os produtos à base de parabenos também imitam a atividade do estrogênio nas células do corpo, tanto que hoje, nos EUA cosméticos à base de parabenos foram proibidos.

No entanto, os pesquisadores do National Cancer Institute (NCI), não encontraram qualquer evidência conclusiva ligando o uso de antitranspirantes ou desodorantes nas axilas ao desenvolvimento subsequente de câncer de mama. A Food and Drug Administration (FDA), que regula alimentos, cosméticos, medicamentos e dispositivos médicos, também não têm qualquer evidência ou dados de pesquisa que os ingredientes (como os parabenos) em antitranspirantes ou desodorantes causa câncer. Assim , nada é comprovado, vários testes e pesquisas já foram feitos e mesmo com tanta tecnologia, ainda não se pode confirmar a relação câncer/antitranspirante.

dezo_fekvo

Os antitranspirantes possuem compostos à base de alumínio como ingrediente ativo que fecha temporariamente o condutor de suor interrompendo o fluxo.

FONTE: National Cancer Institute