Curiosidades

Picadas de abelhas que curam, você tem coragem?

Picadas de abelhas que curam, você tem coragem?
Esse texto foi útil para você?

 Pois é, cada um com sua loucura! Apesar de não ser ainda comprovado cientificamente e nem haver autorização do Ministério da Saúde, o uso de picadas de abelhas (apipuntura ou apiterapia) contra doenças como reumatismos dolorosos, artrite reumática, tendinite, dores musculares, bursite, artrose, nevralgias tem sido cada vez mais usada pelo mundo, inclusive no Brasil.

A Apitoxina ou veneno de abelhas é uma substância complexa, uma neurotoxina, cuja composição é de 88% de água e o restante corresponde a 19 aminoácidos, enzimas, peptídeos e aminas bioativas, açúcares, componentes voláteis e outros em menor quantidade. Com tantas substâncias na sua composição, a Apitoxina é também vasodilatadora, proporcionando uma maior irrigação na região afetada, possibilitando assim, uma melhor atuação do cortisol. Por maior que seja o estímulo que a apitoxina possa provocar, a glândula supra-renal só libera a quantidade de cortisol de que o organismo necessita, diferente da cortisona exógeno (corticóides) que é um antiinflamatório muito perigoso.

Assim, a apipuntura é o tratamento feito com o veneno de abelhas melíferas que, segundo os adeptos, tem ação anestésica e anti-inflamatória. Na versão mais radical, o paciente é ferroado pelas próprias abelhas. Mas há versões menos dolorosas, em que o veneno é coletado e usado para produção de pomadas ou soluções injetáveis.




apiterapia-05

73888459



6005711361_7e872481ea_z

——————————–


5 comentários

5 Comments

  1. Pétala

    em

    é eu quero fazer isso, deve ser gostosa a ideia de ser picada por abelhas, e ainda sentir-se melhor depois.

  2. Legal mesmo é aquele tratamento com larvas para promover a cicatrização de ferimentos; mto nojento, mas eficaz pois elas se alimentam de tecido morto e impedem a necrose de mais tecido 😀

  3. kay

    em

    levei um corridão delas, acabei levando 4 picadas, me senti melhor, com muita dor de cabeça ¬¬’

  4. Debby

    em

    Poxa, abelhas morrem depois da picada… tadinhas.

  5. Edmilson

    em

    Funciona mesmo! basicamente você tira a dor de onde estava pois agora sente uma maior em outro lugar.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo