Peixes fazem xixi na água?

 

“Tenho 10 anos e adoro ler as coisas que você escreve no blog. Todos os dias leio um pouco. Queria saber se os peixes fazem xixi como nós.” Victória – Maricá – RJ

Olá Victória, obrigada por estar se tornando uma leitora fiel. Fico muito feliz. Bem, você pode se assustar com isso agora, mas os peixes (grandes, pequenos) fazem xixi na água sim. No aquário, nas águas dos rios, lagos, lagoas e mares… Os peixinhos também filtram o sangue e eliminam suas toxinas e restos metabólicos através da urina como nós fazemos. No entanto, existe uma diferença entre o xixi dos peixes de água doce e daqueles de água salgada.

No mar, onde a água é bem salgada, os peixes possuem a urina mais concentrada, mais forte e urinam menos que os peixes de água doce, pois precisam reter água em seus corpos já que perdem água constantemente por osmose (movimento da água entre meios com concentrações diferentes de solutos). Alguns costumam conservar no sangue grandes quantidades de uréia e outros compostos que normalmente são encontrados na urina, o que faz com que sua carne tenha um cheiro característico. É o caso dos tubarões, por exemplo. Assim, peixes de água salgada precisam reter mais água do que eliminam.

Os peixes de água doce, que não vivem em um meio salgado, urinam muito mais. A urina é mais diluída e límpida. Esses que vivem em rios, córregos e lagos precisam se livrar do excesso de água que passivamente entra em seu organismo pela boca e sai em partes pelas brânquias. Dessa forma, com os rins produzindo muita urina, os peixes de água doce evitam que seus tecidos fiquem saturados, a carne desses peixes tem pouca concentração de ureia e não lembram o cheiro de xixi.

peixinhos

Peixes de água doce e salgada fazem xixi com concentrações  diferentes!

——————————————

FONTE




Categorias Animais,Curiosidades,Visitante Curioso