Primatas em Perigo: Metade de nossos parentes vivos mais próximos estão à beira da extinção em todo o mundo

Eles são nossos parentes mais próximos no reino animal, mas por negligência da nossa espécie, hoje, metade dos primatas do mundo estão enfrentando a extinção. A queima das grandes áreas de floresta tropical, combinadas com a caça para alimentação e comércio ilegal de animais silvestres, tem colocado muitos chimpanzés, orangotangos, lêmures e pequenos macacos em risco de extinção.

Nesta lista incluem espécies emblemáticas como o orangotango da Sumatra, o gorila de Grauer, o Bugio marrom e o gibão de Hainan. Especialistas em conservação de primatas já atualizaram um relatório sobre os 25 primatas mais ameaçados do mundo, baseando-se no conhecimento atual do número de animais e os riscos que enfrentam. “Esta pesquisa destaca a extensão do perigo enfrentado muitos dos primatas do mundo“, disse p primatologista Christoph Schwitzer, diretor de conservação Bristol Zoological Society na Grã-Bretanha. “Esperamos que ela possa focar a atenção das pessoas sobre estas espécies de primatas menos conhecidas, alguns dos quais a maioria das pessoas provavelmente nunca ouviu falar, como o ‘Lavasoa cheirogaleus’ das montanhas de Madagascar – uma espécie descoberta apenas há dois anos – ou o ‘Cercopithecus roloway’ de Gana e da Costa do Marfim, que acreditamos estar à beira da extinção.“, completa.

Alguns destes animais têm pequenas populações que permanecem selvagens e o apoio e a ação para ajudar a salvá-los é vital se quisermos evitar perde-los para sempre. Há 703 espécies e subespécies de primatas em todo o mundo. De dois em dois anos especialistas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), a Sociedade Zoológica de Bristol, da Sociedade Internacional de Primatologia e Conservation International, levantam uma lista dos mais ameaçados. Em seu mais recente relatório de duas espécies – o tarsier filipino e o Lavasoa cheirogaleus – foram incluídos na lista pela primeira vez. O lêmure anão das montanhas só foi descoberto há dois anos e seus números exatos ainda são desconhecidas, mas seu habitat já está sendo destruído.
kkkk

O relatório advertiu que Madagascar e Vietnã são o lar de um grande número de espécies de primatas altamente ameaçadas. Isso ocorre porque muitas das espécies vivem em bolsões isolados de floresta que estão sob ameaça de destruição.

Russell Mittermeier, presidente da Comissão de Sobrevivência de Espécies da IUCN, disse que espera que este relatório encoraje os governantes a comprometer-se  e a adotar medidas desesperadamente necessárias de conservação da biodiversidade. Ele ainda argumenta que há evidências crescente de que algumas espécies de primatas desempenham um papel importante na dispersão de sementes florestais tropicais, o que significa que são animais essenciais para esses habitats.

ygguy

Fonte: dailymail/tribune   Imagens: dailymail