Por que nossos olhos ficam vermelhos?

“Eu tenho rinite alérgica e desde pequeno quando a alergia me ataca meus olhos ficam muito vermelhos, como se fosse uma conjuntivite. A pergunta é, porque quando fico com a alergia atacada da rinite meus olhos ficam muito vermelhos?” Ricardo dos Santos

“Meus olhos ficam vermelhos por qualquer razão. Ás vezes já acordo com eles assim. Por que os olhos ficam vermelhos?” Gláucia Fantinelli

Ricardo e Gláucia, nossos olhos são estruturas sensíveis e podem ficar avermelhados com facilidade: se choramos, se ficamos cansados, resfriados ou se estão irritados por algum motivo. Umas das causas mais comuns de olhos vermelhos é a inflamação da conjuntiva.

A conjuntiva é revestimento delgado e resistente que cobre o branco do olho e a parte posterior da pálpebra, servindo para proteção contra microorganismos, substâncias químicas, entre outras. Serve também para lubrificar a região e para permitir a movimentação dos globos oculares. Quando a conjuntiva fica avermelhada, geralmente é porque ocorreu dilatação dos vasos sanguíneos nessa região.

No caso dos alérgicos, os olhos ficam logo vermelhos após contato com os alergenos. Alergenos são qualquer substância que pode provocar uma reação alérgica. Quem tem rinite, por exemplo, o sistema imune reconhece os alergenos como “estranhos” (ácaro, pólen, mofo, poeira, etc) o que desencadeia a reação imediata. Eles podem estar no ar ou podem estar nas suas mãos e entrar em contato com os olhos ao tocá-los.

Quando seus olhos entram em contato com os alergenos o corpo reage e produz anticorpos. Na briga do nosso sistema imunológico com a substância alérgena, são liberadas algumas substâncias químicas como a histamina. A histamina é uma grande vilã, pois é ela que faz com que aumente o fluxo de sangue nas membranas mucosas, o que faz com que os olhos fiquem vermelhos. É por isso que o médico sempre passa anti-histamínicos para amenizar uma crise alérgica.

olhos_vermelhos_podem_ser_sinal_de_conjuntivite_viral

Seus olhos estão ficando vermelhos com frequência? Procure um médico!