Curiosidades

Febre kuru: A doença que é transmitida quando uma pessoa come o cérebro de outra… Ops!

 A Febre Kuru, é uma das doenças mais raras do mundo. Isso porque a chance de contrairmos ou desenvolvermos essa doença é praticamente zero. Para ter febre Kuru você teria que viajar a uma região remota nas montanhas da Nova Guiné, encontrar um dos poucos portadores da doença que ainda existem e simplesmente comer seu cérebro.

A febre kuru é um tipo raro de doença causada por príons que induzem que as proteínas das células do cérebro sejam alteradas. Essa alteração das proteínas leva à formação de um tecido cerebral diferente do normal, resultando em lesões progressivas e incuráveis no cérebro. “Kuru” quer dizer “doença do riso” e com muita razão pois as pessoas afetadas dão ataques de riso histérico. Vai entender!

A febre kuru ocorre apenas na tribo isolada da Nova Guiné. A doença surgiu na década de 50 e rapidamente dizimou aldeias inteiras. Os cientistas logo descobriram que a única forma de contrair a doença era através do consumo de tecido cerebral contaminado. A tribo praticava o canibalismo em rituais fúnebres, cozinhando e comendo os mortos. Eles acreditavam que fazendo isso a força espiritual do morto passavam para o vivo. As mulheres e crianças, parentes do morto, consumiam o cérebro e contraíam a febre kuru. Quando o canibalismo foi abolido na região, os casos da doença praticamente desapareceram.




A febre kuru ocorre apenas na tribo isolada da Nova Guiné. A doença surgiu na década de 50 e rapidamente dizimou aldeias inteiras. Foto: Reprodução/indianexpress

——————————



fonte
16 comentários

16 Comments

  1. Carol

    em

    Magine só! haha

  2. Que interessante!

  3. Lucas

    em

    Nuss, se uma pessoa pegar essa doença, e tiver que ir no medico, como ele vai explicar pru medico que ele pego essa doença, kkkkk

  4. Yule

    em

    Achei interessante, mas acho que falta um pouco de informação, as pessoas ficam como zumbis? ou é só as risadas? o que causa realmente? :S Pode morrer?

  5. Juliana

    em

    Achei bem legal, só que precisava de um pouquinho mais de informações. AS PESSOAS FICAM COMO ZUMBIS?

  6. maurilio

    em

    As tribos canibais pagaram pelos seus pecados HAHA é incrivel como a natureza/Deus castiga os errados.

    • Sil

      em

      Poots

      vc sabia que o canibalismo é algo super comum entre os animais? Peixes, artrópotes, até mesmo anfíbios e alguns répteis devoram animais da mesma espécie, e muitas vezes os próprios filhotes.

      E oh, foi deus que fez eles assim, não foi?!

      • Adriana Carvalho

        em

        hahaha. Muito bom!!!

      • VICK

        em

        Mas eu te falo algo Deus te fez canibal?
        Qual seria a necessidade de um homem que tem raciocinio logico comer a sua especie se temos tantos bichos para comer ?
        Se o canabalismo humano existisse por falta de alimento ate levaria em consideração mesmo sendo horrivel ,
        Os animais tem algumas necessidade e como dizem são seres sem inteligencia
        Mais que DEUS E Perfeito e Justo eu posso te afirma
        Pois ele agil de justiça assim terminando com essa pratica porque quem continuar fica infectado

    • Katagiri

      em

      *facepalm* No século XXI ainda tem gente q acredita em castigo divino? Parem o mundo que quero descer!

  7. Anonimo

    em

    Pelo amor de Deus o pessoalzinho burro, perguntando pq o nome foi comparado a zumbi, deve ser pq zumbis comem cérebros e a doença só é transmitida quando se come o cérebro da pessoa doente.

  8. clara de jesus

    em

    Nao entendi os sintomas da doença. Tá, após comer um cérebro com a doença, vc contrai a doença. Depois morre de tanto rir?

    • Jessica

      em

      Boa pergunta. O que acontece depois? :p

  9. Luiz

    em

    Documentário (em ingles) sobre a febre kuru:

  10. Leandro

    em

    Essa doença (assim como todas causadas por príons) é fatal, existem outras tbm como por exemplo o mau da vaca louca e a insonia familiar fatal, as pessoas acometidas por essas doenças morrem de maneira horrivel. Na insonia familiar fatal por exemplo a pessoa passa meses sem dormir e enlouquece por causa disso, e vai definhando até o seu fim. Terrivel.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo