Curiosidades

Por que quando suspiramos nos sentimos bem?

Qual a razão biológica do suspiro? Sempre foi uma dúvida para mim. Aproveito para parabenizá-la pelo excelente trabalho aqui no Blog. Rafael Veiga/SP




A minha pergunta é: por que os cães suspiram? Às vezes vejo meu cão deitado, parecendo entediado, e ele suspira. Fico imaginando se isso se deve a aspectos puramente respiratórios ou se existe relação com fatores psicológicos. Mariana

Rafael e Mariana, a razão para o suspiro dos seres humanos e dos outros mamíferos (como os cães) é a mesma. O suspiro serve para recuperar os padrões respiratórios e manter nosso sistema respiratório flexível. Ou seja, após um suspiro nossa a dinâmica respiratória é alterada causando uma sensação de alívio.

A respiração dos mamíferos é definida por um volume específico, ou seja, a quantidade de ar que se respira dentro e para fora, e o tempo que leva para inspirar e expirar. Estas características variam: a partir de um momento para o outro quando respiramos mais devagar, mais rápido, mais profundo ou não! Quando respiração está no mesmo ritmo por muito tempo, os pulmões se tornam menos eficientes na troca gasosa. Portanto, nesses momentos de estresse, quando a respiração é pouco variável, um suspiro pode redefinir o sistema respiratório, soltando os sacos de ar do pulmão (alvéolos), resultando numa sensação de alívio.





19-nos-proximos-meses-respire-tranquilo-1

Com um suspiro a pessoa mantém os alvéolos abertos e consegue uma melhor troca de oxigênio.

3 comentários

3 Comments

  1. Lennon Soares

    em

    Creio que minha opinião aqui não fará mal, sou estudante de medicina e se o suspiro permanecer em ritmo tem nome é a Respiração suspirosa: O paciente executa uma série de movimentos inspiratórios de amplitude crescente seguidos de expiração rápida e breve. Outras vezes, os movimentos respiratórios normais são interrompidos por “suspiros” isolados ou agrupados. Traduz tensão emocional e ansiedade. Reproduzi do site medstudent o qual vi boa didática, espero ter ajudado 😀 ah, parabéns pelo site, muito bom karlla!

  2. Maria Angélica

    em

    Meu cachorro anda suspirando muito, ultimamente – acho que é poq já tem 10 anos . Ele também tem vários soluços, mas só quando dorme .
    Eu, vivo suspirando … ;-( ai, ai!
    Beijo grande!

  3. Dennyson

    em

    Esse tarde enquanto dormia (trabalho à noite), tive uns 4 ou 5 suspiro. Fiquei com medo. O q será? Será apneia no sono!?

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo