Curiosidades

Por que morremos de sono depois do almoço?

Sentir sono depois do almoço O que pode ser É normal

Por que morremos de sono depois do almoço?
5 (100%) 2 votes

Quando terminamos uma refeição completa, como um almoço por exemplo, o nosso organismo passa por algumas alterações que dá aquela sensação de “preguicinha” e sono. É como se o corpo quisesse hibernar. Mas, sentir sono depois do almoço, é normal? Agora você vai descobrir o que pode ser esse soninho gostoso.

Tudo começa quando o alimento chega ao estômago. Neste momento o fluxo sanguíneo se acumula nesta região do abdome  Isto acontece para que o processo de digestão seja facilitado pela circulação muito ativa naquele local. Com o aumento na circulação abdominal, muito sangue acaba sendo desviado para o processo de digestão, o cérebro fica menos oxigenado e o sistema nervoso com menos fluxo sanguíneo.

A produção natural do suco gástrico  para auxiliar na nossa digestão costuma gerar  uma grande quantidade de bicarbonato de sódio. Excesso desta substância, provoca no sangue a maré alcalina pós-prandial, conhecida também como alcalose metabólica. Tal processo também faz com que o cérebro diminua a atividade e provoque sono.




  Por que quando estamos começando a pegar no sono, temos a sensação de estarmos caindo?

Existe uma região no nosso cérebro responsável pela sensação de fome. Essa região fica localizada próxima ao centro que controla o estado de alerta. O “aviso” de satisfação (fome saciada) enviada ao cérebro “desliga” nossos sinais de alerta. Isso por que, a glicose vinda dos alimentos aumentam nossos níveis glicêmicos e inibem as células nervosas responsáveis pela sensação de alerta e então somos parcialmente desligados. Este ciclo, provoca uma diminuição nas nossas atividades gerais causando uma sensação de sono, dormência, preguiça e tudo mais.

É preciso levar em conta também, nossos ritmos biológicos diários. Eles costumam variar durante o dia e exatamente na hora do almoço, no meio do dia, é o momento do declínio desses ritmos. A dica para não cochilar depois do almoço no trabalho é evitar alimentos ricos em glicose e comer pouco carboidrato para que os sinais de alerta das células nervosas não sejam interrompidos. Mas que este soninho é bom, isso é!


3 comentários

3 Comments

  1. :kiss: Ai que soninho, me fez abrir a boca. Cada dia as curiosidades super interessantes.

  2. Leandro

    em

    O sono não seria porque ao consumir carboidratos, a glicemia no sangue aumenta rapidamente liberando insulina que a retira imediatamente para os músculos, fígado e rins? Isso deixaria o organismo com um deficit de açucar e sentimos sono?

  3. Daniella

    em

    O sono após as refeições tbm tem a ver com a maré alcalina ? o PH sanguíneo alcalino pode gerar sonolência ?

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo