Sua saúde

É verdade que a vacina H1N1 acusa HIV positivo?

É verdade que a vacina H1N1 acusa HIV positivo?
Esse texto foi útil para você?

Que história é essa que a vacina H1N1 acusa HIV positivo? Isso é verdade? Se for, por que acontece?” M. Martins




Isto pode acontecer sim, M. Martins. No entanto, é um falso positivo, que não tem problema algum, não indica qualquer problema e os exames de HIV podem ser positivos até 100 dias após a vacinação. Isto é incomum, mas não é considerado pela Anvisa como um problema. A vacina contra H1N1 não oferece nenhum risco de transmissão de HIV. A explicação é um pouco complicada, então vou tentar ser o mais sucinta possível!

Aqui no Brasil, para detectar a Aids no organismo, geralmente é feito um exame chamado ELISA (Enzyme-Linked Immuno Sorbent Assay), que permite a detecção de anticorpos específicos no sangue. Este teste é usado no diagnóstico de várias doenças (não só a AIDS) que induzem a produção de imunoglobulinas (anticorpos). Este método utilizado se baseia na interação anticorpo-antígeno. Ou seja, o sangue é exposto a um antígeno do HIV (proteína p24) e então, caso o sangue já tenha contato com essa substância antes (no caso, se a pessoa está com AIDS) os anticorpos estarão presentes e vão se ligar ao antígeno. Resumindo: O ELISA procura no sangue os anticorpos que, naturalmente, o corpo desenvolve em resposta à infecção pelo HIV. É um método muito sensível e pouco específico, então, normalmente é feita uma contra-prova com outro exame para certificar o positivo para HIV.

O falso resultado acontece porque a vacina contra a gripe aumenta a produção de um anticorpo chamada Imunoglobina M (IgM), a primeira defesa do organismo contra infecções. Nesse processo, a presença de anticorpos dirigidos a outros agentes infecciosos que podem ser similares ao HIV, produziria resultado falso positivo nos exames. Ou seja, a vacina “engana” o ELISA, a reação faz o organismo reproduzir uma condição parecida com aquela de quem tem o vírus HIV.



A vacina contra gripe suína engana o teste de HIV e dá um resultado falso positivo.

A vacina contra gripe suína engana o teste de HIV e dá um resultado falso positivo.

————————————————————


17 comentários

17 Comments

  1. Vera Paula

    em

    :bandit: sinistro isso.

  2. Wesley

    em

    :bandit: Muito sinistro[2]

  3. Marcos

    em

    :ninja: Essa vacina é uma pura armadilha quem tomou foi porque quis, mais a noticia foi espalhada para não tomar a vacina pois a vacina é mais perigosa que a gripe

  4. Maanca

    em

    :whistle: Sinixxxtrão aí

  5. Tcastela

    em

    Eu não tomei e nem vou tomar essa vacina, uma mistura de alarmismo, muita grana dos setores farmaceuticos e quem está tomando são “beta-testers”! Tipo comprar uma coisa lançada hoje e a industria ficar de olho em quais erros recorrentes para depois lançarem uma versão “melhorada”! Sinceramente, trânsito, bebidas e cigarro matam mais que essas gripes inventadas, não é pra tanto que a vacina contra o H1N1 é a mesma contra a gripe aviária, que também não deu em nada e acumulou essas vacinas na fábrica!

  6. Comanche.PP

    em

    Nossa!! que coisa hein!! tenhu um monte de amigos Enfermeiros!! q vou mandar esse link!! valew a informação!!

  7. Maite

    em

    Eu tomei, não tive nenhuma reação, e ja faz 2 meses.
    Não sei o que é ter gripe.
    Nem as gripes comuns, as vezes do um espirro e logo passa. E antes eu vivia gripada, ainda mais agora no inverno.
    Beleza pura..
    e para de DRAMA ein povo, primeiro entendaa o que é a VACINA H1N1 e depois critique.
    Obs: NINGUÉM É OBRIGADO A SE VACINAR, EU NÃO FUI OBRIGADA. -.-

    bj

  8. Paula

    em

    A vacina da falso negativo porque os dois virus possuem proteinas receptoras parecidas. Na hora de fazer o exame para HIV as duas são detectadas, justamente por possuirem essa semelhança, esse teste consiste em procurar os anticorpos, que tambem são parecidos, mas não possuem relação alguma.
    A vacina é sim segura, e as pessoas devem se vacinar. O tema não foi divulgado antes porque as pessoas se assustam sem necessidade e perdem a chance de se proteger.
    A vacina protege até 75% contra o vírus H1N1. E NÃO CAUSA HIV.

  9. Charles

    em

    Eu sou é vacinado contra a H1N1.
    Burro? É quem não toma.
    Gripe? Nem tô pegado mais.
    ô vacina boaaa! isso sim.

  10. Alessandra

    em

    OLhe estou gestante de 17 semanas tomei a vacina há 90 dias e não deu nem um falso positivo de hiv..Graças a Deus :woot: :woot: 😀

  11. Eu tbm tomeiiii e nao deu nd!!

  12. paloma alves

    em

    :straight: eu fiquei chocada por sabe disso,mais e q nem minha mãe disse
    _todos tem o virus do hiv no corpo,e ele so vive de novo
    mais ñ e um grande problema,eu so achei errado por ministro da saude ñ ter falado pra nimguem sobre isso 😮

  13. Mia

    em

    ELISA é uma sigla, não um nome, deve ser escrito em letras maiusculas.

    Reações falso-positivas podem acontecer com interações de anticorpos diversos e naturais do nosso organismo aos anticorpos marcardos em TESTES RÁPIDOS, qqr exame rápido positivo p/ HIV segue portaria especifica vigente, incluindo qdo necessario, Western Blot.

    • Mia – Obrigada pela contribuição. Vou trocar o nome do Elisa para caixa alta agora mesmo! Bjs

  14. mey

    em

    🙁 me vacinei…e qd soube dessa me eassustei…e akbei naum tomando a 2 dose…

  15. fernanda

    em

    meu isame de hiv deu positivo e estou gravida de 5 meses pois fiz outro o contra teste e deu negativo do meu esposo tambem deu negativo e tomei a vacina mais a mais de 5 meses pq aconteceu isso me garantiram q foi porcausa da vacina é normal?

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo