Curiosidades

Por que sentimos frio na barriga em descidas ou quando estamos ansiosos?

“Sempre que fico ansiosa minha barriga gela… Por que isso acontece?” Adriana Oliveira

Por que sentimos frio na barriga quando descemos na montanha russa?” Rômulo Nunes




Opsss, tirando duas dúvidas ao mesmo tempo. Adriana e Rômulo, o “friozinho na barriga” é uma reação involuntária, causada pela impressão de estar frente ao desconhecido e ao imprevisível ou de falta de peso causada pela inércia dos órgãos abdominais, que não são corpos rígidos e têm certa mobilidade.

No primeiro caso, o frio na barriga é desencadeado pelo cérebro na emissão de uma descarga de adrenalina causada por um medo, susto intenso ou ansiedade. É como se a adrenalina causasse no organismo uma sensação de “dormência instântanea”.

Os órgãos possuem células nervosas chamadas mecanoreceptores, que detectam mudanças bruscas de aceleração, causadas basicamente por aumento ou redução na ação da gravidade. Assim quando deslizamos numa montanha-russa, por exemplo, a queda é tão brusca que não há tempo para os órgãos se adaptarem à nova condição ou seja, descemos, mas nossas vísceras como que permanecem no mesmo lugar onde estavam.



Parece estranho, mas não é. Durante a queda ou a subida, a concentração de átomos eletricamente carregados dentro das células muda rapidamente, devido a uma mudança estrutural na membrana. A mensagem elétrica é, então, enviada para o cérebro, que processa a informação e a transforma no sintomático frio na barriga.

imagempost

O “friozinho na barriga” é uma reação involuntária, causada pela sensação do imprevisível ou pela falta de peso causada pela inércia dos órgãos abdominais.



FONTE: MUNDO ESTRANHO, SUPERINTERESSANTE

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


8 comentários

8 Comments

  1. Carla

    em

    Muito boa matéria mais uma vez!
    :kiss:

  2. PRYSCYLLA

    em

    :ninja: nao me ajudou a tirar um dez mais foi suficiente para mim tirar um 9.5 obrigado pela ajuda…. tchau…..

  3. Dinamite

    em

    👿 otima materia ……………adorei……..tchau

  4. keiti

    em

    😀 Ahahahah.. o tal frio nas bolas ninguém comenta, não é? Ja pesquisei bastante mas não encontro nada a respeito. Meu namorado não vai em brinquedo de parque porque disse que sente o frio nas bolas. Seria a mesma explicação para isso?

  5. eduardo

    em

    porque muitas pessoas ao fazer um discurso ( falar em publico) ficam nervosas , sem ar , gaguejam e sobe um calor em seus corpos segundo relatos? 😮 ;-(

  6. Larissa

    em

    não sei por que, mas eu sinto frio na barriga e ansiedade o tempo todo, que chega até a dar uma dor, ou até embrulhar minha barriga e dar vontade de vomitar, acho que vou logo no médico ver isso ;/

  7. viandiny

    em

    Voa voa meu pintinho kkkkk meu nome parece com “VIADOR” MAIS NUM SINTO FRIO NA BARRIGA NAO NUM SOU FRESCO…..

  8. bom gente frio na barriga e esses tipos que eu vou falar quando vc vai a um park e tem montanha russa quando dessemos na ladeira ai e que dar um frio e porque e muito rapido que desçe a montanha russa ai nos senti um animo gente tipo avião quando vai aterrissar nu dar um frio na barriga entao e isso gente brigado xau bjs

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo