Por que o dente siso demora tanto tempo para nascer?

“Eu queria saber por que nossos dentes do juízo demoram tanto tempo para nascer!” Marianne

A resposta é simples: o dente siso precisa de espaço na boca para nascer! Cada dente tem seu tempo de formação e erupção. O siso, ou terceiro molar, começa a se formar por volta dos 5 anos de idade e só nasce entre os 17 e os 25 anos e em algumas vezes surgem em posições anômalas, o que dificultam a sua erupção, podendo ficar escondidos dentro do osso ou impossibilitados de erupcionar devido a algum obstáculo). Seria impossível a boca de uma criança abrigar todos os dentes de uma vez. Quando falta espaço, os sisos pressionam os dentes vizinhos, causando dor e inflamações, e às vezes precisam ser arrancados.

Mas algumas pessoas não possuem mais esses dentes (eu mesma só desenvolvi os sisos superiores). Alguns cientistas acreditam que nossos ancestrais tinham uma alimentação mais consistente e abrasiva e as perdas dentais precoces eram freqüentes, o que tornava os terceiros molares fundamentais para complementar o aparelho mastigatório. Eles acreditam que nos dias atuais é diferente, pois os maxilares diminuíram, as dietas são mais leves e os sisos quase não são usados. No entanto, outros cientistas acreditam que o dente siso só vai deixar de existir se as pessoas que não possuem o “germe dental” se mostrarem mais adaptadas do que as pessoas com o terceiro molar.

wisdom_teeth_extracted_by_pompay-d2yo8th

Quando falta espaço, os sisos pressionam os dentes vizinhos, causando dor e inflamações, e às vezes precisam ser arrancados.

E por fim, a ausência do dente siso pode ser o resultado de uma variação genética, que ocorre de forma aleatória e espontânea, determinando o nascimento de pessoas sem o germe dental, assim como em variações deste tipo podem resultar em pessoas com hemácias defeituosas, por exemplo. Ou seja, pode ser apenas uma varição natural, como qualquer outra.

toothache

 E você, ainda tem o dente siso?

FONTE: Mundo Estranho, HOWSTUFWORKS