Curiosidades

Você tem espinhas no rosto? Tire algumas dúvidas agora!

Você tem espinhas no rosto? Tire algumas dúvidas agora!
Esse texto foi útil para você?

1. EM QUE PARTE DO CORPO A ACNE SE FORMA?  Acne é um problema da pele cuja aparição varia de pequenos calombos a pústulas e grandes cistos. Ela se forma dentro dos poros. As glândulas sebáceas ligadas aos poros produzem uma substância chamada sebo que lubrifica o cabelo e a pele.

2. QUAIS SÃO OS FATORES DE RISCO DA ACNE? As alterações hormonais durante a puberdade, que aumentam e estimulam as glândulas sebáceas da pele. Há também outros fatores de risco, como o estresse, o uso de alguns medicamentos, o uso de cosméticos oleosos e exposição ocupacional.


3. O QUE SÃO COMEDONES? A maioria do excesso de óleo produzido pelas glândulas sebáceas deixa a pele através dos folículos capilares. Às vezes, o óleo entope estes tubos e cria comedones (folículos capilares bloqueados). Os comedones são o que formam os inchaços na acne. Eles contêm sebo das glândulas sebáceas, bactérias e qualquer tecido da pele que se acumula perto da superfície.

4. PARA A LAVAGEM DO ROSTO, QUAL O MELHOR TIPO DE SABONETE PARA EVITAR ACNE? Para a delicada pele do rosto, o melhor é que se utilize sabonetes com o rótulo “leve” ou para “pele sensível”. Esta pode ser uma boa forma para combater o nascimento de espinhas no rosto.

5. MUITOS DIZEM QUE ALGUNS ALIMENTOS CAUSAM O APARECIMENTO DE ACNES. ISSO É VERDADE? O papel da dieta na acne ainda não está comprovado. A alteração na dieta não cura a acne, que não é decorrência de reações alérgicas a um alimento específico. Entretanto, alguns casos de acne parecem melhorar após a eliminação de determinados alimentos, particularmente chocolates e gorduras.

6. QUAL A VANTAGEM DE USAR PRODUTOS COMO O PERÓXIDO DE BENZOIL? Uma grande quantidade de produtos contém peróxido de benzoil, que ajuda a eliminar células mortas e acaba com as bactérias.

7. POR QUE SOMENTE A LAVAGEM DO ROSTO NÃO FUNCIONA NO COMBATE À ACNE?  Lavar não é o suficiente para acabar com as espinhas. A lavagem superficial do rosto somente tira a oleosidade da pele e não dos dutos entupidos.

8. SE A PESSOA TEM MAIS DE 40 ANOS E SOFRE COM ESPINHAS, QUE ACNE ELA ESTÁ DESENVOLVENDO? Se uma pessoa tem mais de 40 anos e é atingida pelas espinhas, ela pode estar desenvolvendo uma acne grave: a rosácea, que é diferente da acne comum.

9. QUAIS OS CUIDADOS NECESSÁRIOS PARA EVITAR A ACNE ROSÁCEA? A acne rosácea pode ser tratada com um creme medicinal receitado por um dermatologista. Para que o tratamento dê certo, é preciso evitar o sol, alimentos condimentados e muito quentes.

10. QUAL PRODUTO AS MULHERES GRÁVIDAS DEVEM EVITAR QUANDO FOREM COMBATER A ACNE? As mulheres grávidas não devem tomar a isotretinoína. Este é considerado a última forma de tratamento contra a acne para as gestantes.

espinhas

As alterações hormonais durante a puberdade, que aumentam e estimulam as glândulas sebáceas da pele. Há também outros fatores de risco, como o estresse, o uso de alguns medicamentos, o uso de cosméticos oleosos e exposição ocupacional.


Comentários

Novidades

Topo