Para que servem nossos cílios, sobrancelhas e outros pelos estranhos?

É importante falar sobre este assunto, pois muitas pessoas pensam que pelos localizados em regiões próximas a orifícios naturais, como os localizados nas narinas, nos ouvidos e na região pubiana das mulheres, não tem nenhuma serventia. Isso não é verdade. Todos os tufos de pelos estranhos tem sua função no corpo e se eles são depilados alguns orifícios ficariam desprotegidos, facilitando a penetração de organismos patogênicos.

OUVIDO: Junto com a cera, os pelinhos que nascem no interior do ouvido fazem as vezes de um filtro, retendo partículas de poeira e micro-organismos que possam entrar no nosso corpo através deste orifício. Os homens, normalmente tem mais pelos que as mulheres e quando estes pelos são muito longos chamamos de “Hipertricose Auricular”. Neste caso, é recomendável aparar estes pelos, pois podem acumular sujeira e ter uma função inversa.

SOBRANCELHAS: Elas também têm uma função estética, mas sem elas seria bem mais complicado enxergar, pois servem para proteger nossos olhos contra nosso próprio suor e ocasionalmente da chuva. Esses arcos de pelos grossos desviam a água e o suor para o canto do rosto auxiliando na visão quando se está na chuva ou suando. A cada dia surgem cerca de dez fios novos para substituir os que caem.

 CÍLIOS: Os cílios têm um importante papel de proteção dos olhos contra os agentes externos que podem ser nocivos, como sujeira, micro-organismos, luz solar excessiva, entre outros. Eles formam uma barreira natural que é capaz de ajudar a manter a saúde ocular. São como pequenas vassouras mantendo os inimigos dos olhos afastados. Além disso, servem para ajudar a fechar a pálpebra, sem eles essa ação que a princípio parece simples, seria bem mais difícil. Em média, nasce um cílio novo por dia.

 NARIZ: Os pelinhos rígidos que ficam dentro das narinas são chamados de vibrissas. Eles são como pequenos filtros: Partículas maiores que entram no nariz podem ser bloqueados pelos pelinhos. Os especialistas acreditam que pessoas que tem muitos pelos nasais, tem mais eficiência de filtragem do nariz. Poucos pelos reduzem a função filtro do nariz aumentando a exposição das vias aéreas a alérgenos.

 PUBIANOS: Nas mulheres, é a primeira barreira de proteção para o sensível canal genital, e retirá-los totalmente aumenta muito as chances de adquirir doenças. Para os homens, não têm função hoje em dia, mas em nossos ancestrais podem ter servido para manter a região mais aquecida e protegida.

CABEÇA: Nossos cabelos tem importante função de proteção da cabeça, principalmente da região do cérebro onde são controladas todas as nossas funções. Funcionam como isolante térmico contra as radiações solares e abrasão mecânica. Além disso, tem a função estética de emoldurar o rosto, servindo como cartão de apresentação pessoal de cada indivíduo.

AXILAS: Os pelos axilares começam a aparecer na puberdade e o surgimento só é concluído no final da adolescência. O que relaciona os pelos do sovaco com a sexualidade é a liberação de hormônios na axila nesta fase do crescimento humano. Além disso, tem também outras funções: Age com um “anti-fricção natural” entre o braço e o tórax. Mais importante, as mechas das axilas naturalmente mantém a umidade longe da pele, o que ajuda a deixar a pele seca o suficiente para prevenir a colonização por bactérias produtoras de odor.

FONTE: Mundo Estranho