Transtorno de Personalidade Borderline: psicóloga mostra guia para saber se você tem o problema

3795
Transtorno de Personalidade Borderline: Veja se você tem o problema

Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ou limítrofe é um padrão de sentimentos e comportamentos que normalmente inclui sintomas claros. Dentre eles, podemos citar reações emocionais inapropriadas ou extremas, comportamentos altamente impulsivos e histórico de relacionamentos instáveis. Contudo, tais sintomas podem tornar difícil para a pessoa, até mesmo completar os estudos e se manter em empregos. Além disso, quase sempre não mantém relacionamentos duradouros e saudáveis.

De acordo com um estudo publicado no jornal científico The Lancet (1), os sinais clínicos do distúrbio incluem instabilidade emocional, agressividade impulsiva, automutilação repetida e tendências suicidas crônicas. Tudo isso, torna os pacientes usuários frequentes de recursos de saúde mental.

Será que tenho?

Tais sintomas podem variar de pessoa a pessoa. Contudo, as mulheres são mais propensas ao problema do que os homens. Conforme descreve o NIMH (2) – National Institute os Mental Health –  nem todos com transtorno de personalidade limítrofe experimentam todos os sintomas. Alguns indivíduos experimentam apenas alguns sintomas, enquanto outros têm muitos. Os sintomas, a saber,  podem ser desencadeados por eventos aparentemente comuns.  A gravidade e frequência dos sintomas e quanto tempo eles duram variam dependendo do indivíduo e sua doença. Os sinais mais comuns deste transtorno são:

  • Você tem noção de autoimagem instável? Um dos sintomas clássicos da TPB é um insistente problema com a própria imagem. A pessoa uma autoimagem mutável ou disfuncional. Tem um pensamento que muda a todo dia sobre si mesmo ou de quem é, ou o que realmente acredita.
  • Sente medo de ser abandonada (o)? O medo intenso de ser deixado por entes queridos é recorrente nessas pessoas. Sente a dor do abandono de forma extrema. Por isso, pode tomar medidas exageradas para manter as pessoas por perto.
  • Seus relacionamentos são instáveis? Os relacionamentos podem mudar drasticamente de amor intenso para o ódio insuperável. Os relacionamentos são muito intensos, inconstantes ​​e alternativos. Varia entre achar que o parceiro é o ideal para você. Ao mesmo tempo, pode desvalorizar as pessoas que são importantes, num piscar de olhos!
  • Você sente uma raiva inadequada? Humor altamente instável que pode durar vários dias ou por apenas algumas horas. Dessa forma, nessas crises um sentimento de raiva exagerado e incontrolável. Sem qualquer motivo, ao mesmo tempo, sente raiva por coisas e pessoas comuns no seu dia-a-dia.
  • Suas emoções mudam rapidamente? As emoções mudam muito rapidamente. Assim, há episódios intensos de tristeza, irritabilidade e ansiedade ou ataques de pânico.
  • Sente-se hostil? Comportamento agressivo e muita dificuldade de sentir empatia pelos outros.
  • Tem comportamentos arriscados? Comportamentos impulsivos, arriscados, autodestrutivos e perigosos, incluindo direção imprudente, abuso de drogas ou álcool e sexo desprotegido.
  • Não consegue terminar os estudos ou se fixar em empregos? As pessoas com TPB, tem carreiras e metas de vida instáveis. Dificilmente conseguem seguir suas aspirações e objetivos até o fim. Perdem o interesse subitamente.
  • Já pensou ou teve comportamentos suicídio ou autolesão? É comum que as pessoas com esse transtorno tenham comportamentos suicidas recorrentes, gestos e ameaças. Possuem, ao mesmo tempo, comportamento autolesivo como cortar, queimar ou bater em si mesmo.

 

Artigos científicos:  (1) (2)