Remédio para dor de garganta: Médico ensina os melhores gargarejos para garganta inflamada

9593
Remédio para dor de garganta: Melhores alívios para garganta inflamada

O remédio para dor de garganta mais indicado é aquele receitado pelo médico. Contudo, sabemos que há como resolver o problema, antes de desenvolver uma infecção. Em casa mesmo, há soluções comprovadamente eficientes. Algumas pessoas sofrem de garganta inflamada com frequência. As razões vão desde o sistema imunológico debilitado até alergias geradas por poluição atmosféricas. De fato, a medicação tradicional tem sido evitada a cada dia. Assim, quando a garganta começa a incomodar, a maioria das pessoas busca alternativas naturais. Desse modo, os gargarejos são os remédios caseiros mais usados.  Com  o intuito de auxiliar pessoas que sofrem com esse problema, ensinaremo o melhor remédio para dor de garganta: os gargarejos caseiros.

Ao primeiro sintoma de garganta inflamada, as dicas abaixo podem eliminar o problema antes mesmo que aconteça. Ao sentir a garganta arranhando, coçando, dolorida e, sobretudo, vermelha, é hora de usar o remédio para dor de garganta baseado em gargarejos. O clínico geral Dr. Arthur Frazão, colunista do site Tua Saúde ensina cinco gargarejos infalíveis para não deixar o quadro inflamatório piorar.

Remédio para dor de garganta: por que usar gargarejos?

A área da boca e da garganta  está em contato constante com substâncias estranhas. Podemos citar, então, todo tipo de micro-organismos, contaminantes tóxicos nos alimentos, no ar ou no ambiente. Até mesmo nós, podemos sem querer danificar a mucosa oral e língua mordida mecanicamente ou queimaduras de comer comida quente. Os gargarejos podem ajudar a amenizar inflamações e infecções na mucosa oral e na garganta. Assim, o gargarejo funciona muito bem, principalmente, se você estiver com catarro na garganta.

No Japão, aliás, desde 2009, há uma campanha do Ministério da Saúde para promover o incentivo da população a praticar o gargarejo diário. Inclusive, já há estudos indicando a menor incidência de gripes e dor de garganta no país desde então. O gargarejo se torna um bom remédio para dor de garganta, porque associado a ervas, sal ou mel, funciona como redutor da inflamação e expectoração mucosa.

Gargarejo de água morna com sal

Este, é o gargarejo mais recomendado pelos médicos. Quando a água morna entra em contato com a mucosa da garganta inflamada, o calor provoca vasodilatação. Isso permite que as células de defesa migrem mais facilmente para a mucosa da garganta. O sal, ajuda na limpeza e a água morna na vasodilatação.

Como fazer: Misturar 1 colher de sopa de sal em 1 copo de água morna formando uma solução homogênea. Depois, colocar um bom gole da água na boca e gargarejar pelo máximo de tempo que conseguir. A água salgada deve ser cuspida. Repetir o procedimento até usar toda água do copo. Este gargarejo pode ser feito duas a três vezes ao dia, de acordo com o médico.

Gargarejo com camomila

A camomila, a saber, possui propriedades relaxantes e sedativas que ajudarão a controlar a dor. A camomila usada pode ser aquela desidratada em saquinho, vendida em qualquer mercado. Então, fazendo um chá mais concentrado e gargarejando a mistura ainda morna, também provocará a dilatação dos vasos sanguíneos. Como já explicado, isso levará mais glóbulos brancos para a garganta inflamada e dolorida.

Como fazer: Colocar 2 colheres de chá de folhas e flores de camomila em 1 xícara de água fervente e manter num recipiente coberto por pelo menos 10 minutos. Coar, fazer um gargarejo com o chá morno. Cuspir o chá e repetir mais 2 vezes. No entanto, é recomendado fazer um chá novo sempre que for gargarejar.

Gargarejo com bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio possui efeito antisséptico. Assim, pode eliminar vírus e bactérias patológicos. Devido a esta propriedade, seu gargarejo é amplamente recomendado para tratar a dor e a  garganta inflamada.

Como fazer: Coloque 1 colher de chá de bicarbonato de sódio em 1 xícara de água morna. Mexa até completa dissolução do bicarbonato. Em seguida, faça o gargarejo no máximo de tempo que conseguir. Cuspa e repita 2 vezes seguidas.

Gargarejo com vinagre

O vinagre de maçã, é outro ingrediente mágico que todo mundo tem em casa. Com toda certeza, seu gargarejo arranca o muco impregnado de bactérias que causa a dor de garganta. O vinagre tem poder antisséptico e anti-inflamatório,e funciona, então como excelente remédio para dor de garganta. Decerto, este, é também um dos gargarejos que os médicos mais recomendam para garganta inflamada.

Como fazer: Adicionar 4 colheres de sopa de vinagre e 4 colheres de sopa de água em 1 xícara. Em seguida, fazer um gargarejo durante o máximo de tempo que se conseguir, e depois cuspir a solução. Essa mistura é bem forte, e por isso, faça apenas um procedimento duas vezes ao dia, de acordo com o médico.

Gargarejo com água oxigenada

Pouca gente sabe que se pode gargarejar uma solução leve de água oxigenada para aliviar a  garganta inflamada. Seu poder antisséptico também arrasta o muco bacteriano com facilidade, sendo por isso ótimo remédio para dor de garganta. Aliás, pode-se bochechar a mesma mistura ensinada abaixo para casos de aftas na mucosa bucal.

Como fazer: Misturar 2 colheres de sopa de água oxigenada 10 volumes em 1 copo de água e mexer para a solução ficar bem diluída. Em seguida, fazer os gargarejos o máximo que conseguir. Cuspir e repetir até a solução do copo acabar, isso, decerto, vai aliviar sua dor de garganta.