Entenda a diferença entre escoliose, lordose e cifose. Veja os principais sintomas e tratamentos

11401
Diferença entre escoliose, lordose e cifose: Sintomas e tratamentos

Muitas pessoas apresentam problemas na coluna vertebral e sentem muita dor no local, isso decorrente a muitos fatores e seus hábitos de vida. Uma boa parte delas apresenta deformações na coluna ou alterações na sua curvatura que pode se apresentar de três formas clássicas: escoliose, lordose e cifose. Mas, qual a diferença entre escoliose, lordose e cifose. Quais seriam os sintomas e tratamentos?

Escoliose

A escoliose é a curvatura lateral da coluna vertebral, ou seja, uma deformação na curva da coluna que pode ser acompanhada ou não da rotação das vértebras, conforme diz o Ministério da Saúde. Geralmente está associada ao crescimento antes da puberdade, mas pode atingir todas as faixas etárias. Existem três tipos de escoliose: Escoliose congênita, onde pode ocorrer uma má formação dos ossos; Escoliose neuromuscular, onde é causada por problemas neurológicos como paralisias (cerebral e muscular); e a Escoliose idiopática que não possui uma causa conhecida.

Sintomas: na sua fase inicial não apresenta sintomas perceptíveis, mas quando ela progride, algumas alterações podem ser observadas, como: ombros ou quadris assimétricos, cintura desigual, dores nas costas, cansaço na coluna após ficar muito tempo em pé ou sentado, corpo inclinado para o lado, entre outros.

Tratamento: O tratamento depende do grau da escoliose, mas geralmente se faz uso de coletes ou suportes para as costas, fisioterapias, atividade física, alongamentos e em casos mais graves a cirurgia na coluna.

Leia também: Dor na coluna: Qual a melhor posição para dormir para cada tipo de dor? Ortopedistas ensinam

Lordose

Já a lordose, de acordo com o Ministério da Saúde, é a curvatura para dentro. Neste caso há uma deformação na coluna onde ela é projetada muito para dentro da cavidade torácica. Lembrando que, um pouco de lordose é normal na maioria das pessoas. No entanto, dependendo da situação, pode ser considerada uma hiperlordose e isso pode gerar muito desconforto e dor.

Sintomas: Os principais sintomas da lordose é apresentar uma alteração no formato da região lombar. Ao mesmo tempo, forma um arco interno, logo acima das nádegas. Apresenta muita dor nas costas, além disso, dependendo do grau pode causar deformidades físicas.

Tratamento: Em crianças a lordose costuma corrigir sozinha, mas em adultos é necessário realizar fisioterapia, além de atividades físicas que auxiliam no tratamento.

Diferença entre escoliose, lordose e cifose: Sintomas e tratamentos
O esquema mostra onde cada alteração atinge a coluna.

Cifose

De acordo com a fisioterapeuta, Marcelle Pinheiro, a cifose, conhecida como cifose torácica, é um desvio da coluna, na qual a coluna fica torta. Geralmente fica em posição de corcunda e a pessoa apresenta o pescoço e os ombros voltados para frente.

Sintomas: Algumas pessoas sentem dor nas costas e no pescoço, outras não sentem nada. Porém, um arredondamento acentuado nas costas para frente costuma ser observado. Também é comum deformidade física, problemas de equilíbrio e fraqueza muscular.

Tratamento: Atividade física específica, fisioterapia, coletes e suporte para as costas e em casos mais graves uma cirurgia na coluna.

Leia também: Dormência ou formigamento nas mãos e braços pode ser problema de coluna e você precisa ir ao médico

MV / HDD Artigos: [1]  [2]  [3]