Sinto dor de estômago depois de comer, o que pode ser?

8148
Dor na boca do estômago depois de comer, o que pode ser?

A dor na boca do estômago é um sintoma comum, mas não deve ser ignorado. Afinal, a dor é essencial a nossa sobrevivência, sem ela não seriamos capazes de detectar a tempo inúmeras doenças. A dor no estômago após a ingestão de alimentos pode ser causada por diversos fatores. Dentre eles, uma má alimentação, alimentos gordurosos e ácidos, infecção intestinal, intolerância alimentar e alergias, entre outras. Assim, sentir dor de estômago depois de comer pode ser um sintoma de vários problemas. Mas, o que pode ser?

Causas da dor na boca do estômago depois de comer

Intolerância alimentar e alergias: Muitas pessoas possuem restrições alimentares devido à intolerância e alergia que possuem por causa de certos alimentos. Tais alimentos, a saber,  causam a dor na boca do estômago e podem até matar uma pessoa. Isso, dependendo do grau da intolerância ou da quantidade de alimento consumido. Por exemplo, existem pessoas que são alérgicas ao glúten e ao leite e por isso são proibidas de consumir esses alimentos ou seus derivados. Isso porque o nosso organismo trata esse alimento como uma ameaça ou tóxico e responde de forma ofensiva. Certamente, causará sintomas, como dor, vômitos, diarreia, cólicas, constipação, entre outros.

Alimentos contaminados: É muito comum sentir uma dor na boca do estômago, como se fosse uma ponta de faca tocando o abdômen. Essa sensação pode ser derivada de alimentos contaminados que causam uma intoxicação alimentar levando muitas vezes a uma infecção intestinal, por isso é muito importante saber a procedência do alimento, lavar bem as mãos antes de comer e realizar uma boa higienização nos utensílios de cozinha antes de manusear a comida.

Gastrite e Úlcera: A inflamação do estômago, provocando uma sensação de azia após comer é muito comum para as doenças como gastrite e úlcera. Por isso, evitar comer alimentos gordurosos e aqueles que aumentam a acidez do estômago pode ajudar a diminuir os sintomas. Porém nestes casos, o especialista deverá ser consultado para um diagnóstico preciso e para realizar o tratamento correto.

Refluxo gastroesofágico: Conforme a Dra. Nicole Geovana, médica da família, o refluxo acontece quando há o retorno do conteúdo ácido do estômago para o esôfago. Esse retorno é devido ao mau funcionamento de uma válvula que separa os dois órgãos chamada de esfíncter. Com isso, sintomas como ardência e dor estomacal podem causar muito desconforto. Este é um sintoma muitas vezes confundida com azia, gastrite ou má digestão. Se a pessoa apresentar ardência e dor na boca do estômago além de regurgitação duas vezes por semana fique atento. Certamente, o melhor a se fazer é  procurar ajuda médica com o gastroenterologista para avaliar a situação.

   NU