Como acabar com a tosse? Estudos científicos mostram o melhor remédio caseiro

Como acabar com a tosse? Estudo mostra melhor remédio caseiro

Como acabar com a tosse? Essa é a dúvida de muitas pessoas, principalmente quando a tosse não passa nunca. A tosse, pode ser definida como um reflexo positivo do organismo em resposta a uma irritação.  Assim, podemos dizer que a gente tosse porque o corpo reage para se livrar das substâncias (poeiras, bactérias, vírus, fungos e outras substâncias danosas) que estão irritando as passagens de ar na faringe, laringe, traqueia ou pulmões. É uma contração violenta da cavidade torácica que expulsa ar dos pulmões. Mas, como acabar com a tosse de forma natural?

A cada dia, as pessoas têm buscado mais alternativas naturais para problemas do cotidiano. Não é para menos! Hoje toma-se remédios industrializados para tudo – diabetes, hipertensão, corrimento, tosse, diarreia. Contudo, há opções naturais na forma de remédios caseiros que são tão eficazes quanto os medicamentos industrializados. Reunimos aqui, a erva com melhores resultados de como acabar com a tosse, de acordo com estudos.

Como acabar com a tosse: Tomilho

Muita gente já sabe que o tomilho, também conhecido como poejo, é bom para gripe e tosse. O que quase ninguém sabe é que já existem estudos exaustivos sobre sua eficácia. Pesquisadores da Universiteit te Leuven, na Belgium, publicaram um artigo na revista Planta Medica (1), revelando a real eficácia de duas variedades de tomilho – Thymus vulgaris L. e Thymus serpyllum L..

Assim, os resultados indicam que o tomilho possui grande poder de redução da atividade espasmolítica na musculatura lisa da traqueia e no íleo. Isso interrompe o reflexo das vias respiratórias de expulsar o ar dos pulmões bruscamente. Ou seja, interrompe a tosse.

O tomilho, contém taninas, fenóis, timol e carvacrol. De acordo com o estudo belga, os responsáveis pela capacidade antitussígena do tomilho é a concentração de timol e carvacrol. Essas são as substâncias que garantem as propriedades de relaxamento dos músculos da garganta.

Como acabar com a tosse? Estudo mostra melhor remédio caseiro

 

Como usar contra tosse

De acordo a nutricionista Tatiana Zanin, da Universidade  Católica de Santos, as partes utilizadas do tomilho são suas sementes, flores, folhas e óleo essencial. O tomilho também é muito usado para banhos de imersão ou em forma de chá para beber, fazer gargarejo ou inalar.

Para preparar o chá, coloque 2 colheres de folhas picadas (frescas ou desidratadas) em uma xícara de água fervente e deixar descansar por 10 minutos, antes de coar. Beber a infusão pelo menos 3 vezes ao dia. No entanto, pode tomar mais vezes, se assim desejar.

Contraindicações: Um capítulo sobre tomilho do livro Healing e Cooking Herbs (2), da naturapoata Evelyn key, não recomenda que pessoas com hipertensão utilizem o tomilho. Além disso, as grávidas também precisam evitar a erva, pois ela é um estimulante uterino. Pela mesma razão, não é bom utilizar o tomilho durante a menstruação, pois pode aumentar o fluxo consideravelmente. O uso do óleo essencial deve ser feito apenas de forma externa na pele. O consumo do óleo por via oral necessita de acompanhamento médico.

Artigo científico: (1)  (2)