Usar hastes flexíveis (Cotonetes) no ouvido pode perfurar seus tímpanos, deslocar os ossículos do ouvido e te deixar surdo!

Cotonetes podem perfurar o tímpano e deslocar os ossos do ouvido

Nosso tímpano é uma membrana bem fina que separa o ouvido externo do ouvido médio. Ele não é responsável pelo som que ouvimos, mas é parte importante da nossa estrutura auditiva. É por meio de vibrações das ondas sonoras na membrana timpânica e nos ossos do ouvido (ossículos auditivos) que se geram os sinais nervosos transmitidos ao córtex do cérebro, e esse, por fim, identifica o som.

Por ser tão delicado, nosso tímpano pode sim ser facilmente perfurado, seja pelo mau uso de cotonetes® ou qualquer outro material inserido no canal auditivo. Aliás, de acordo com a recomendação, publicada recentemente na revista científica Otolaryngology-Head and Neck Surgery, não se deve colocar qualquer coisa “menor que o cotovelo em seu ouvido”.

Sem a proteção do tímpano o ouvido médio e interno fica exposto e sujeito a infecções. Nos casos mais graves, há diminuição de audição e dor, e até mesmo sangramento no ouvido e formação de pus. Além de poder perfurar os tímpanos, as hastes flexíveis também podem deslocar os ossos do ouvido. Como consequência, as pessoas podem ter perda de audição, tontura ou outros sintomas de lesão de ouvido.

Médicos retiram cerca de 1000 formigas do ouvido de menina. [com vídeo]

Muitas pessoas não sabem, mas os cotonetes não foram feitos para limpar o canal auditivo. O objetivo das hastes é tão somente facilitar a limpeza do pavilhão auricular (orelha externa). Tanto que algumas empresas já deixam claro na caixa que as hastes não devem ser inseridas dentro do ouvido.

Não é bobagem quando nossos pais nos pedem cuidado. Limpar os ouvidos faz parte da higiene do dia-a-dia, mas feita de forma errada pode gerar vários problemas. Todo mundo fabrica cerume nos ouvidos e este tem sua função de proteção e limpeza no nosso organismo.

“Ouço o meu coração bater dentro do ouvido.” O que é isso?

Além do mais, nosso corpo se encarrega de expulsar o excesso de cera de forma natural. Não é necessária e nem saudável a remoção desta. A melhor forma de retirar o seu excesso sem prejudicar o ouvido é utilizar uma toalha e, logo após o banho, limpar somente até onde o dedo alcança, assim a cera não será empurrada em direção aos tímpanos.

 

veja