Acordar com mau hálito é normal? O que fazer para não acordar com a “boca podre”

8566
Acordar com mau hálito é normal? O que fazer para evitar o problema?

Todos os dias antes de ir para cama, a maioria das pessoas faz sua higiene bucal. Escovar os dentes, língua e bochechas, passar fio dental e utilizar um bom enxaguante bucal é rotina de muitos. Mas, no outro dia, ao acordar, o mau hálito está presente, o que é normal.  Por que acordar com mau hálito, se antes de dormir a boca foi higienizada?

Para responder a essa pergunta, é necessário lembrar que o nosso organismo abriga milhões de bactérias. Algumas podem estar causando algum problema para a saúde. No entanto, a imensa maioria desse grupo está ali para proteger o organismo. As bactérias presentes na boca também têm esse papel. Então por mais que a escovação e a higiene bucal sejam seguidas à risca, as bactérias na boca continuarão fazendo o seu papel e colonizando esse ambiente.

Algumas funções das bactérias bucais são: auxiliar na digestão dos alimentos que ingerimos e proteção contra outras bactérias nocivas que podemos entrar em contato. Essas bactérias também estão presentes no intestino. Durante a noite, esse grupo de bactérias entra em ação: elas se alimentam de micropartículas que sobraram dos alimentos que consumimos e que ainda persistem nos dentes, na língua e nas bochechas.

A maioria das pessoas dorme de boca fechada. Isso impede que essas bactérias escapem, então elas trabalham na cavidade oral durante toda a noite, auxiliando no processo de digestão. A medida que isso acontece, elas liberam um gás que forma o que se chama de halitose, ou seja, o mau hálito.  Os restos de alimentos também podem liberar um cheiro desagradável ao serem decompostos.

Um detalhe importante é que quando estamos de boca fechada ao dormir, não produzimos saliva, fazendo com que as bactérias presentes na cavidade oral encontrem um ambiente propício para se multiplicarem, e cada vez mais produzirem halitose.

Dicas para amenizar o mau hálito

Pode até não parecer, mas, ao seguir as dicas abaixo, é possível que você consiga evitar o mau hálito quando acordar.

  • Escovar os dentes corretamente e usar fio dental antes de dormir;
  • Beber muita água durante o dia, e, antes de dormir tomar um copo grande de água;
  • Fazer limpeza periódica das amígdalas e da língua.

 

megacurioso / acabarcomomauhalito