Comercial mostra mulher menstruada durante o banho e muita gente fica chocado. Mas, não deveria ser normal?

6713
mulher menstruada

Qual o problema de uma mulher menstruada? Todas as mulheres, com raríssimas exceções, convivem, já conviveram ou vão conviver com o sangue menstrual. Considerando que a população do planeta já chega a 7 bilhões de pessoas, sendo que quase a metade são mulheres, fica bem estranho ver que o sangue menstrual é uma coisa “chocante” nos dias de hoje.

Uma marca famosa britânica de absorventes, a Body Form, realizou um estudo com mais 10 mil pessoas e descobriu que 74% delas gostaria de ver representações mais realistas da menstruação em anúncios. Então a empresa laçou a campanha #bloodnormal (Sangue é normal, em tradução livre). A ideia é mostrar a mulher menstruada como uma coisa natural e até higiênica, por que não?

No site da empresa eles explicam a campanha com as seguintes palavras: “Mostramos situações da vida real, mostramos sangue, mostramos o mundo da única forma possível para acabar com o estigma que de tornar o que é invisível visível“, dizem.

O comercial mostra sangue em um absorvente, um homem comprando absorventes para a esposa e uma mulher menstruada no banho com sangue escorrendo pelas pernas, uma situação supernormal no dia a dia de uma mulher.

A campanha foi bem recebida pelos consumidores, principalmente na internet. No Youtube, por exemplo, quase 100% dos comentários são positivos. No entanto, há pessoas visivelmente chocadas com as imagens, principalmente as pessoas que veem as imagens da televisão. Para este último grupo mostrar uma mulher menstruada tomando banho foi uma afronta.

A empresa acredita que os internautas estão melhor preparados para este tipo de imagens, mas que ainda há muita resistência das pessoas mais conservadoras. De qualquer forma, o comercial foi mantido e espera-se que este tipo de exposição seja bem aceita em breve. “A menstruação é normal. Mostrá-la também deveria ser“, anunciou a Body Form.

Confira o Comercial

revistagalileu / bodyform