Lábios rachados, surgimento de pelos: 5 sinais em seu rosto que podem indicar doenças

Muitas vezes um problema de saúde está bem na nossa cara e não percebemos. Por isso, é sempre bom estar de olho em cada pedacinho do corpo e em cada mudança repentina. Uma manchinha na pele pode indicar um câncer, por exemplo.

Conforme já relatamos previamente, há pelo menos 10 doenças que podemos desconfiar ficando nu na frente do espelho, mas nem é preciso tanto. Simplesmente observando o rosto podemos descobrir alguns problemas de saúde.

Aumento de pelos faciais

Pelos faciais em excesso, ao longo da linha da mandíbula, queixo e lábio podem ser sintomas de Síndrome dos Ovários Policísticos. Essa doença é responsável por vários sintomas desagradáveis devido ao aumento da produção de androgénios, um deles é o aparecimento de pelos no rosto. A Doença de Crushing, condição em que existe uma produção exagerada do hormônio ACTH (Adrenocorticotrófico ), pela glândula pituitária, também pode causar esse sintoma. Igualmente, a Hiperplasia Adrenal Congênita também pode resultar em excesso de pelos faciais.

Pele oleosa e com espinhas

Com exceção dos adolescentes na qual as alterações hormonais podem resultar naturalmente na produção excessiva de óleos na pele e espinhas, nas mulheres adultas estes sintomas podem indicar também a Síndrome dos Ovários Policísticos. Além disso, Alimentação calórica, rica em frituras e gorduras podem desencadear este problema.

Inchaço na pele das pálpebras e bolsas sob os olhos

Este sintoma é bastante comum de pessoas que estão com hipotireoidismo, uma das doenças endócrinas mais comuns e é caracterizado pela baixa atividade da tireoide, que faz com que esta produza menos hormônios do que o que é necessário para o funcionamento ideal de todas as funções do corpo.

Lábios ressecados e rachados

Na maioria das vezes, isso acontece devido ao frio e clima seco. No entanto, é preciso ficar de olho pois pode significar um sintoma de problemas relacionados a uma deficiência de zinco e niacina. O zinco e esta vitamina do complexo B podem ser encontrados em alimentos como frango, fígado e peixes, além de grão-de-bico, sementes de abóbora, amendoim e cogumelos.

Olhos saltados

Proptose ocular ou “olho esbugalhado” é um sinal mais típico e característico do hipertireoidismo. Em alguns casos, o primeiro sinal da doença é a alteração ocular, só depois é que aparecem os outros sintomas da doença. A proptose ocorre porque os músculos e a gordura que ficam atrás do olho se inflamam e ficam maiores do que o normal, empurrando o olho para fora. Qualquer pessoa que apresente esse sintoma deve investigar doença da tireoide.

365saude / tuasaude / medicodeolhos