Cientistas descobrem que substância liberada nos gases intestinais impede dano mitocondrial e pode prevenir doenças como câncer e AVC

Parece que pum pode a salvação para uma série de problemas da nossa vida. Depois de pesquisadores dizerem que soltar pum na frente do companheiro fortalece o relacionamento, um estudo conduzido por cientistas da Universidade de Exeter, revelou que o cheiro de flatulência (peido, pum) tem propriedades curativas.

O estudo concluiu que o gás Sulfeto de Hidrogênio, que é encontrado também do cheiro exalado de ovos podres e no pum humano, pode reduzir o risco de doenças como o câncer, ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais, artrite e até demência (Alzheimer).

Os resultados, que foram publicados no Journal Medicinal Chemistry Communications, revelaram que o impacto do gás Sulfeto de Hidrogênio atinge as células, diretamente nas mitocôndrias. A exposição celular ao gás parece prevenir o dano mitocondrial. Ao que parece, o sulfeto de hidrogênio produzido enquanto as bactérias vindas do alimento se decompõem no corpo, pode resultar em futuras terapias para uma variedade de doenças.

No entanto, antes de iniciar sua inalação de flatulências alheias, é bom saber que o experimento foi limitado à exposição celular em laboratório. Ou seja, a pesquisa ainda tem um caráter preliminar, mas os pesquisadores acreditam que em breve terão desenvolvido uma maneira de testar a descoberta em humanos.

time   artigo: S. Tronnaire  et. al
ATENÇÃO  Nosso novo site, especial para mulheres, já está no ar. Acesse Diário Mulher.