Estudo genético revela que pessoas com olhos azuis possuem forte tendência ao alcoolismo

“A cor do olho pode ser útil na clínica para o diagnóstico de dependência de álcool”, foi o que disse Arivis Sulovari autor de uma pesquisa que sugere: pessoas com olhos claros – cinzas, verdes e, principalmente, azuis possuem mais tendência ao alcoolismo. O estudo inédito que estudou o perfil genético de 1263 pessoas com ascendência europeia diagnosticados como viciados em álcool.

Mesmo analisando meticulosamente diversas variáveis como idade, gênero e etnia, a associação do álcool com pessoas de olhos claros permaneceu inalterada. O conjunto de genes responsável pela cor dos olhos continuava interagindo significativamente com o grupo relacionado ao alcoolismo, influenciando inclusive nos efeitos de ambos. Enquanto isso, aqueles que tinham olhos castanho escuro tinham chances bem menores de se tornar alcoólatras.

Agora, os pesquisadores querem ampliar o estudo, replicando os resultados para averiguar se há realmente uma relação cientificamente válida. Se ela for admitida, o desafio maior será determinar se é causada por fatores genéticos, ambientais, ou uma mistura dos dois. Até lá, podemos garantir que esta descoberta é uma grande oportunidade para os especialistas entenderem melhor os mecanismos do alcoolismo que ainda é pouco compreendido pela ciência.

Fonte: sciencealert
Artigo: Arivis Sulovari et. al
Imagens: galileu