Veja porque você precisa tomar a decisão de castrar seu animalzinho de estimação!

1765

“Queria castrar minha cachorrinha, mas estou com muita pena. O veterinário disse que é importante para a saúde dela no futuro. Não entendi o porquê. Podem me ajudar nisso?” (Cristina P.O.)

Cristina, sua dúvida é bastante pertinente e engloba vários mitos e verdades sobre a castração de animais. Entender como funciona esse processo é necessário para compreender os benefícios que uma castração pode trazer para a sociedade e principalmente para a saúde dos animais, em especial cães e gatos.

A castração é um procedimento cirúrgico simples que muitas vezes é chamada de Esterilização. O procedimento pode ser realizado através de três métodos diferentes: Ovariohisterectomia – retirada de útero e ovários, Orquiectomia – retirada dos testículos e a Vasectomia – interrupção da passagem dos espermatozóides, neste caso o macho acasala, mas não é fértil. A utilização desses métodos garante que cães e gatos não sejam despejados nas ruas e tenham uma vida no desprezo e solidão na sociedade sofrendo e tendo que arrumar meios para sua sobrevivência. Além disso, a castração é fundamental para a saúde desses animais, pois a cirurgia previne doenças como tumores prostáticos, mamários e uterinos.

Para evitar essas doenças graves quando adultos, a castração é indicada nos animais ainda jovens, pois com a retirada precoce a prevenção é garantida, isso porque na fase adulta e na velhice do seu animal essas doenças são bastante agressivas e uma cirurgia nesta idade pode ser fatal e levá-lo a morte, muitas vezes deixando-os com muitas seqüelas e mutilações, por isso cuidar cedo e realizar essa esterilização garantem uma vida saudável para seu animal.

castracao

No entanto, ainda há mitos sobre a castração do animal que devemos esquecer, como: “o animal fica gordo” (mito), “o animal fica sem graça” (mito), “o macho não tem interesse pela fêmea” (mito). A verdade é que a castração pode até deixar o animal com mais apetite, porém se o dono mantiver uma alimentação saudável e balanceada ele não será obeso, além disso, muitas pessoas associam a castração com animal infeliz, isso não é verdade, o animal só fica triste se o dono não cuidar bem dele e outra, o animal pode até diminuir o interesse nas fêmeas, mas continuam sim a sentir-se atraído por elas e até acasalar, mas não terão o poder da fecundação. Todos esses mitos devem ser quebrados para garantir a boa saúde do seu animal de estimação.

Além de prevenir doenças, a castração reduz a agressividade. O comportamento do animal melhora bastante, pois o hormônio testosterona deixa de ser produzido evitando brigas entre cães, além de diminuir o instinto de urinar pela casa como marcação de território. É importante analisar que quando o animal é castrado evita a gestação indesejada, encerram-se os cios semestrais e filhotes que seriam jogados na rua. Um dado bastante interessante é que a castração prolonga a vida do animal e garante o aumento em pelo menos cinco anos de vida, afirma o médico veterinário Marcelo Conte, do Hospital Veterinário Sena Madureira, São Paulo. Isso é fato, pois o animal fica mais tranquilo, menos agressivo, evitará brigas, saídas pelas ruas, além da prevenção de doenças na velhice, portanto, castrar o seu animal é um ato de carinho e cuidado que o seu dono pode ter com seu bichinho!

Assista a um vídeo da castração de um cão macho!

Fontes: uniaozoofila/ /veja.abrilroyalcanindobrasil
  Imagens: Reprodução/ vteen