Inacreditável: Há apenas 60 anos pessoas negras eram exibidas em ‘zoológicos humanos’ na Europa

A imagem tem circulado com fervor nas redes sociais. É difícil acreditar, principalmente porque revelam que foi feita há apenas 60 anos. É o “zoológico humano”, também conhecido como “Vila de negros” ou “Exposição etnológica”. Infelizmente, a foto e o contexto são reais, e a prática deplorável era comum na Europa e América do Norte até meados do século XX.

Era algo como um zoológico de animais. Famílias negras, especialmente vindas da África, eram confinadas em um espaço separado por cerca e eram visitadas por pessoas brancas. Muitas delas, sobretudo as crianças, nunca haviam colocado os olhos em uma pessoa de pele escura antes. Os brancos, levavam doces e pães para chamarem a atenção das crianças e poderem ver os negros de mais perto e quem sabe até tocá-los.

A foto da menina negra sendo alimentada pelos brancos visitantes através da cerca onde sua família estava confinada, é infelizmente, real e foi feita em Bruxelas, há apenas 58 anos, no último evento desse tipo. Na última exposição, onde teria sido tirada a foto em questão, havia uma jaula com uma “autêntica família de um vilarejo do Congo”, segundo os expositores.

Uma mãe africana com o filho no colo sendo observada por famílias brancas europeias.
Uma mãe africana com o filho no colo sendo observada por famílias brancas europeias.
Outra mãe com o bebê no colo, posando para fotos do lado de dentro da cerca.
Outra mãe com o bebê no colo, posando para fotos do lado de dentro da cerca.
Fonte: extraunbelievable/    
 Imagens: Reprodução/ exposingtruth
Bióloga - CRBio/RJ 96514/02-D. Fundadora e administradora do Diário de Biologia. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. Doutorado (2013) e Mestrado (2009) em Zoologia pelo Museu Nacional/UFRJ, especialista em insetos, autora do livro "O Mundo Secreto dos Insetos" - Cortez Editora. Experiência com palestras nacionais e internacionais. É autora ou coautora de artigos científicos publicados em revistas científicas, livros e capítulos de livro, e comunicações em eventos nacionais e internacionais. Colaboradora em revistas de divulgação científica para crianças (Ciência Hoje Para Crianças e Revista Recreio). Interessada em cultivo de plantas carnívoras. Atualmente mora na França, mas seu coração é brasileiro. Instagram: @karlla_diariodebiologia.