Muito cuidado! Usar óculos de sol do camelô pode levar a catarata e câncer nos olhos

Eles são muito baratos e às vezes custam apenas uma pequena fração do preço de um original. Mas os óculos falsificados e os que podem ser comprados em camelôs podem ser um péssimo negócio para a saúde ocular de quem os usa. Comercializados sem receita médica e sem nenhuma garantia de qualidade, os óculos de sol vendidos nos camelôs é a nova preocupação dos especialistas na saúde ocular.

Apesar de serem capazes de melhorar a visão momentaneamente, os óculos piratas representam um grande risco para a saúde ocular, tanto por atrasar o diagnóstico de doenças importantes quanto por trazer prejuízos diretos aos olhos.

A Academia Americana de Oftalmologia diz que óculos de sol sem proteção contra os dois tipos mais nocivos da luz UV (UVA e UVB) pode realmente pior do que se estivesse simplesmente usando um boné. Quando uma pessoa usa óculos de sol, a pupila se dilata naturalmente porque o organismo entende que está em um ambiente escuro. Óculos de sol sem proteção UVA e UVB simplesmente filtram a luz ambiente, o brilho, mas não fazem nada para proteger seus olhos. A exposição adicional aos raios UVA e UVB pode aumentar o risco de catarata, degeneração macular e até mesmo o desenvolvimento de melanoma ocular, que é um tipo muito raro de câncer. Há ainda o risco da fotoceratite, uma inflamação da córnea que ocorre após seis horas ininterruptas de exposição dos olhos ao sol cujos sintomas são vermelhidão, ressecamento e sensação de areia na vista.

1

Os oftalmologistas dizem que os “óculos de sol, mesmo que não tenham grau, devem ser comprados em uma ótica, pois estes são feitos especialmente com os filtros de raios UV adequados“. O fundamental é pedir na ótica as garantias necessárias e exigir lentes de qualidade. Ele recomenda ainda que as pessoas se exponham o mínimo possível ao sol e também fiquem atentas aos índices de UV divulgados pela meteorologia além de usar protetores solares.

Fonte: bbcbemestar/belezamasculina/   Imagens: Reprodução/odia/homensdeterno