Benefícios do vinagre de maçã: uma colher de vinagre em um copo d’agua é tudo que você precisa para curar inflamações intestinais e emagrecer

Benefícios do vinagre de maçã

Os benefícios do vinagre de maçã são um dos assuntos mais comentados dos últimos 3 anos. Assim, o seu consumo acabou virando uma febre entre as pessoas. Mas, isso não é “modinha”, não. Saiba que, um artigo científico mostrou mais duas propriedades: ele emagrece e pode curar colite. O vinagre de maçã é feito através da fermentação da fruta, que é posteriormente oxidada como os outros tipos de vinagre. É uma excelente fonte de vitaminas e minerais, proporcionando inúmeros benefícios à saúde do ser humano, principalmente devido a sua ação fortalecedora do sistema imunológico.

Um estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry e liderado pela Universidade de Jilin, em Changchun, China o componente principal, o ácido acético, reduz expressivamente os sintomas de colite ulcerosa, quando testados em ratos. Além disso, uma pesquisa realizada pela nutricionista Carol Johnston, PhD, professora e pesquisadora da Universidade do Estado do Arizona, constatou que o vinagre de maçã tem o poder emagrecedor. O recomendado é uma colher de chá em um copo de água pela manhã e outra a noite.

Benefícios do vinagre de maçã: Colite ulcerosa

Milhões de pessoas ao redor do mundo tem colite ulcerosa uma doença inflamatória intestinal. Nessa doença, a saber, há resposta imune crônica ou recorrente e inflamação do cólon ou intestino grosso.  A condição provoca úlceras, dor abdominal, diarreia e outros sintomas desconfortáveis.

Para seu estudo, os pesquisadores deram vinagre de maçã a ratos induzidos quimicamente a desenvolver sintomas de colite ulcerativa, colocando pequenas quantidades na água potável dos animais. Os resultados mostraram que ambas as substâncias reduziram significativamente os sintomas de colite ulcerativa nos roedores. Além disso, a partir do exame das fezes dos animais, os pesquisadores descobriram que os ratos tratados com vinagre por um mês antes de colite tinham níveis mais elevados de bactérias benéficas ao intestino. Dentre elas, os cientistas citaram o  Lactobacillus e Bifidobacteria. Assim, este estudo mostrou que entre os benefícios do vinagre de maçã, temos a melhora no quadro de colite ulcerosa.

Benefícios do vinagre de maçã: pode “derreter” gordura

O vinagre de maçã emagrece, mas descoberta foi casual. A nutricionista Carol Johnston, da Universidade do Estado do Arizona, avaliava os resultados de um estudo sobre o efeito do vinagre na redução dos níveis do LDL, o colesterol ruim. Mas, para sua surpresa, entre os benefícios do vinagre de maçã, temos também um fantástico efeito emagrecedor.

Ela dividiu 30 voluntários em dois grupos. Um dos grupos, por sinal,  ingeriu duas colheres de sopa de vinagre, antes do almoço e do jantar. Enquanto isso, o outro fez o mesmo com o suco de cramberry, uma frutinha nativa dos Estados Unidos parecida com a cereja. Ao final de 30 dias, nem o vinagre nem o cramberry tiveram qualquer ação sobre o LDL. Em compensação, a turma do vinagre emagreceu, em média, 2 quilos. Ao mesmo tempo, um dos voluntários emagreceu ao todo 5 quilos em um mês.

O ácido acético, o principal componente do vinagre pode interferir na digestão do amido”, disse Johnston. É a capacidade de bloquear amido que pode ajudar a perder peso. A nutricionista explica: “Se algo interfere na digestão do amido, menos calorias vai parar na corrente sanguínea. Com o tempo, isso pode causar um efeito sutil no peso “.

theadaily/livestrong