Já parou para pensar em por que os assentos dos ônibus têm a estampa bem colorida?

Quem utiliza transporte público já deve ter reparado que os carros mais novos apresentam os assentos mais coloridos e alguns até divertidos, seguindo um padrão, não importa a empresa. Nas últimas décadas isso se tornou moda e o objetivo não é tornar sua viagem mais feliz. As estampas coloridas e realçadas têm um único e simples objetivo: esconder a sujeira do banco.

Sabemos que todos os dias milhares de passageiros usam o transporte público, e, consequentemente, há um rodízio sem intervalo de pessoas sentando nos assentos. Algumas estão usam roupas limpas, acabaram de tomar banho e outras não tomam banho e trocam a roupa há dias (sim, isso existe!), muita gente também coloca os pés nos bancos, derramam alimentos e por aí vai. A solução pensada para esconder a sujeira foi colorir os bancos de tal forma que tudo que estivesse impregnado ali ficasse escondido. Desta forma, as empresas passam a impressão de que seus bancos estão limpos, quando na verdade, se quer passam por algum processo de higienização. Talvez, nunca tenham sido limpos!

Quem teve esta ideia deve estar rico, não é? Este conceito, pode gerar uma certa economia para as empresas de ônibus por não precisarem gastar muito esforço e produtos de limpeza para deixar o ônibus com aquela aparência limpa pela manhã.

O procedimento mais aceitável seria que toda empresa de transportes fizesse a limpeza dos bancos, corredor do ônibus, painéis, cantos dos degraus, da área onde correm os vidros móveis das janelas e dos balaústres, usados para os passageiros se apoiarem em pé ou quando se locomovem dentro do veículo. Contudo, nesse vídeo é possível ver que muitas pessoas sentam em quilos de sujeira sem perceber.

Fonte: jornalciencia/ ultracurioso   Imagens: Reprodução/  dicasdamulher