Cientistas criam uma barata biônica para missões de busca!

1604

Os engenheiros e pesquisadores Danil Borchevkin e Aleksey Belousov da Universidade Estatal Immanuel Kant da Rússia, antiga Universidade de Kaliningrado, projetaram baratas biônicas! Isso mesmo, esses cientistas criaram verdadeiras baratas robôs inspirados pela espécie Blaberus giganteus, encontrada facilmente na América do Sul, uma espécie de barata gigante que podem atingir até 10 cm, seus corpos são achatados e podem se esconder facilmente dos predadores em pequenas fendas e com grande rapidez.

A ideia central do projeto é criar um pequeno robô que será capaz de realizar o reconhecimento do local e isso chamou muito à atenção dos militares russos. O modelo da barata biônica foi equipado de sensores que permitem cobrir 31 cm por segundo com uma autonomia de locomoção entre 20 minutos à uma hora. A inspiração para esta criação veio da famosa barata gigante que foi observada na natureza verificou-se a sua agilidade e força e por isso resolveram copiar os seus movimentos e aparência para facilitar sua camuflagem no ambiente e consequentemente, sua capacidade de ir a lugares que o homem não consegue entrar, como sob destroços e pequenos buracos.

barata-robo-2

A ideia é utilizar a barata biônica para ajudar em missões de reconhecimento de ambiente, além de procurar pessoas sob escombros de terremotos ou similares. Cada robô barata mede 10 centímetros de comprimento e é equipado com sensores fotossensíveis, bem como sensores que detectam contato, isto quer dizer que são capazes de se movimentar mesmo com obstáculos ao seu redor. Elas ainda não foram equipadas com câmeras, mas podem transportar até 10g de peso o que seria suficiente para transportar uma câmera pequena.

Não é a primeira vez que cientistas criam robôs inspirados em seres vivos, especificamente insetos. Contudo, é fascinante como os insetos são estudados por suas particularidades e suas características exclusivas para serem “copiados” em equipamentos, máquinas ou robôs para a realização de atividades humanas que são essenciais como missões de busca e reconhecimento, no caso da barata biônica. Isso permitirá uma grande alternativa para a busca de pessoas em acidentes relacionados com terremotos, explosões, ou fenômenos da natureza, pois o modelo criado pelos pesquisadores permite que ela entre em locais restritos ao tamanho do ser humano e isso será vital para a busca de sobreviventes!

Blaberus-giganteus

Fontes: dailymail/lifesciences  Imagens: ArthurAnkerdailymail