Você anda lavando suas calcinhas (e cuecas) durante o banho? Tem algumas coisas que você realmente precisa saber!

Além de serem peças naturalmente mais delicadas, as roupas íntimas, tanto masculina como feminina exigem atenção especial à lavagem e manutenção para que não ofereçam riscos à saúde da sua área íntima.

É preciso estar consciente de que roupas íntimas não são como roupas comuns, e por isso uma série de critérios devem ser levados em consideração tanto na hora de guardar, na hora de usar e também na hora de lavar!

Pode lavar no chuveiro?

Pode. Inclusive se água estiver quente vai ser melhor ainda, pois o calor vai amolecer a fibra do tecido e facilitar a saída da sujeira. Além disso, a água quente já potencializa a higienização do tecido, e pode inclusive matar alguns tipos de germes sensíveis ao calor. E por fim, a água corrente também ajuda nesta higienização. No entanto, o sabonete para pele não é o ideal para lavar as peças íntimas. Os especialistas recomendam que se mantenha um sabão em barra, de preferência neutro ou de coco no banheiro que será usado somente para este fim e nunca se deve utilizar amaciantes. Qualquer substância que possa impregnar no tecido, pode ser um pontapé para provocar reações adversas na área íntima e isso, principalmente para as mulheres, pode se tornar um grave problema. Nunca deixe de enxaguar bem, deixa a água cair à vontade na peça.

Pode deixar secando no box?

De jeito nenhum!  Por ser um ambiente bastante úmido e quente por causa do chuveiro e do vapor, o banheiro é um cômodo que costuma abrigar uma quantidade maior de fungos do que o resto da casa. E, diante dessas condições, a saúde íntima da mulher e do homem pode ficar bastante comprometida. Deixar a calcinha secando no box do banheiro pode fazer com que ela vire foco de fungos e bactérias que provocam irritações e infecções na vagina. Portanto, mesmo que você lave sua calcinha (ou a cueca) no banho, leve-a para secar em um ambiente arejado e use o ferro de passar antes de vestir. Um dos fungos que podem proliferar nestes casos é o Candida albicans, causador da candidíase.

 

Quer fazer do jeito certo?

Eles devem ser lavados separadamente, inclusive das roupas íntimas masculinas! O certo mesmo é não lavar as roupas íntimas durante o banho. Também não é recomendado usar máquina de lavar roupas para higienização das peças íntimas. A máquina, normalmente é usada para lavar todo tipo de roupas, inclusive, suas toalhas (peças que carregam restos de pele e bactérias), jeans usados várias vezes e até meias. Além disso, a máquina vai estragar rapidamente sua roupa íntima. Use sabão neutro ou de coco e, no casos de corrimento, pode usar até um bactericida próprio para calcinhas e deixar de molho por cerca de 40 minutos. Depois, esfregue bem com as mãos, enxague várias vezes. Dispense o uso de amaciantes e alvejantes  e coloque para secar em local arejado à sombra, nunca no box! Para completar, passe o ferro quente no fundo da calcinha (ou cueca) para fechar com chave de ouro a higienização da sua peça.