Sofrimento: jovem sofre de síndrome que faz vomitar 4 vezes em uma hora durante vários dias!

2064

O vômito é uma reação do nosso organismo que nos ajudar a aliviar alguns desconfortos causados por diversos fatores, provocado muitas vezes por náuseas, enjoos, doenças e certos tratamentos médicos. De certa forma, o vômito significa que algo não está bem e pode direcionar sintomas de alguma doença ou problema em nosso organismo, por isso deve ser observado com cautela. Agora imagine uma pessoa que vomita o tempo todo sem parar por semanas e semanas… Pois é, essa condição rara existe e o sofrimento é horrível vivenciado por Stephanie Horner, de apenas 23 anos de idade que mora em Gateshead, na Inglaterra, onde sofre com essa rara doença chamada de Síndrome do vômito cíclico.

A doença é caracterizada como uma desordem no organismo na qual a pessoa apresenta crises intensas e repetidas de náuseas e vômitos, sem nenhum motivo ou causa, que ficam sendo alternados por períodos de pausas. Suas causas ainda são desconhecidas e nem se sabe se há apenas uma única causa ou se são vários fatores que levam a esse distúrbio na pessoa, o que se sabe atualmente é que a doença está relacionada com casos de enxaqueca. O quadro clínico da pessoa é intenso e caracterizado por episódios repetidos de vômitos sem parar, uma pessoa em crise pode vomitar várias vezes ao longo do dia e nas crises mais intensas mais de 4 vezes em apenas 1 hora chegando a durar cerca de 24 horas até semanas, como no caso da Stephanie que perdeu vários empregos e abandonou a faculdade por causa da doença e não consegue mais viver longe de um hospital.

Stephanie sofre com a síndrome desde os 13 anos de idade e vive com ela até hoje sem nenhum tipo de tratamento, pois não há uma causa especifica para a doença. A síndrome afeta uma a cada 300.000 crianças, porém muitas delas não conseguem chegar à fase adulta. Ela afirma que as crises são terríveis e que perdeu vários empregos por causa dos vômitos constantes e o mal estar que a levava sempre ao hospital, ou seja, uma doença que pode levar ao isolamento devido o transtorno causado pelo vômito a qualquer momento. Ela toma várias medicações durante o dia para tentar amenizar os sintomas e conseguir dormir um pouco nos momentos de crise e diz que é muito complicado viver sempre à espera de uma crise de vômitos, náuseas e dores estomacais o tempo todo.

vomitar-semprar-2

Como ainda não existe uma explicação científica para essa síndrome, os pacientes realizam o tratamento a base de medicamentos para enjoos e náuseas que aliviam os sintomas e fazem a prevenção de complicações, bem como o controle dos sintomas, através de antieméticos (para enjoos), sedativos e até antidepressivos são utilizados para a melhora, principalmente para ajudar a dormir.

De acordo com alguns especialistas, a pessoa afetada pode conviver com o problema tentando aprender a controlar as ânsias de vômitos e tomando as medicações para tentar controlar os sintomas, porém não é nada fácil conviver com uma sensação de embrulho no estômago o tempo todo por dias!

2B2428C100000578-3186830-image-m-10_1438858458580

Fontes: dailymail/mdsaude/hypescience/gastroped  Imagens: dailymail