Você come beterraba para curar anemia? É um alimento muito bom, mas inútil para anemia. Sinto muito!

5023

“Meu filho de 6 anos está com anemia e estou muito preocupada. Eu queria saber se beterraba funciona mesmo no combate a anemia. Pois o médico disse que não ajudaria muito.” (Beth Gonçalves)

Beth, a beterraba contém, ao contrário do que muitos pensam, apenas uma pequena quantidade de ferro presente em sua composição (cerca de 0,2 mg, quando cozida e 0,3 mg crua, em uma porção 100g). Para a anemia ferropriva (anemia por carência de ferro), realmente pode não ser muito útil, já que um pedaço de fígado bovino grelhado pode chegar a conter 5,8 mg de ferro!

A beterraba pode não ser realmente rica nesse nutriente, porém é rica em antioxidantes, que ajudam a pele a partir de processos de oxidação dos radicais livre, também é um desintoxicante natural que purifica o sangue e faz a pele brilhar. Além disso, o consumo de suco de beterraba  reduz a inflamação da pele e funciona como uma substância antienvelhecimento, que ajuda a proteger da radiação solar.

Os alimentos que realmente são ricos em ferro e que podem ajudar a resolver o problema da anemia são: carnes vermelhas, agrião, vegetais verde-escuro, aveia em flocos, carne de frango e feijão, por exemplo. Uma boa dica, é que o ferro de origem animal (carnes e fígado) tem melhor aproveitamento que os de origem vegetal. O que ajuda e melhora a absorção desse nutriente é consumir alimentos ricos em Vitamina C, como limão, acerola, tomate, abacaxi e laranja (adicione uma fruta fresca, como o abacaxi, por exemplo, em uma salada de folhas verde-escuras, para potencializar a ação).

O ferro presente nas carnes é naturalmente absorvido, sem necessitar de vitamina C ou outro alimento, e está mais concentrado nos miúdos, como o fígado.  O café e o chocolate, por exemplo, devem ser evitados, pois prejudicam a absorção de ferro pelo organismo. Os alimentos ricos em cálcio como leite e derivados também diminuem a absorção do ferro e devem ser consumidos em menor quantidade.

Esses cuidados com a alimentação devem ser seguidos em todo o tratamento para a anemia, e claro, não excluem a necessidade de medicamentos receitados pelo médico.

beterraba-contra-o-cancer-1
A beterraba pode não ser realmente rica nesse nutriente, porém é rica em antioxidantes, que ajudam a pele a partir de processos de oxidação dos radicais livre, também é um desintoxicante natural que purifica o sangue e faz a pele brilhar. Foto: Reprodução/bolsademulher
Fonte: unicamp, saudedica e gazetadopovo