Coisas sobre a ação dos shampoos e condicionadores que você precisa saber

2968

É muito fácil perceber que há uma gama de cosméticos que prometem milagres, além de existirem shampoos e condicionadores para diversos gostos e todos os tipos de cabelos. Mas a limpeza e o condicionamento destes acontece de forma simples e os produtos tão milagrosos agem por pouco tempo.

Os agentes tensoativos são os produtos base do shampoo. Eles nada mais são que um tipo de detergente que tem a função de limpar os cabelos. É popularmente conhecido que água e óleo não se misturam, e para a água limpar ela deve se mistura com a substância indesejada. Como a sujeira capilar é composta quase toda por gorduras a água sozinha não limpa.  Os tensoativos presentes tem como função aumentar o contato entre a sujeira e a água para que elas desçam ralo abaixo. É um mito que se o shampoo faz muita espuma ele limpa melhor, a quantidade só muda com o tipo de detergente usado.

O pH é um fator importante para a saúde dos cabelos, que são naturalmente mais ácidos em torno de 4 a 5. Os produtos usados na fabricação do shampoo ao reagirem com a água aumenta o mesmo, portanto deve-se usar condicionadores para diminui-lo e fechar as cutículas, evitando assim as tão indesejadas pontas duplas. Ele também diminui a eletricidade estática do cabelo deixando-os menos armado. Outra função importante do condicionador é repor as gorduras necessárias que o shampoo tira, por isso é recomendando usar o shampoo e o condicionador da mesma linha, para que a reposição seja feita de forma correta.

É importante lembrar que é sempre melhor aplicar o shampoo somente na raiz, pois quando ele escorre pelo cabelo limpa todo o comprimento de modo menos agressivo. Já o condicionador é o contrário, não é recomendado na raiz para evitar formação de caspas. Alguns especialistas indicam que para hidratar os cabelos usando sempre algum ácido junto com o creme de hidratação, como limão ou vinagre por exemplo, para que o cabelo não fique com tanta ponta dupla e não se arme tanto.

Os agentes tensoativos são os produtos base do shampoo. Eles nada mais são que um tipo de detergente que tem a função de limpar os cabelos. Foto: Reprodução/vaidosascomestilo
Os agentes tensoativos são os produtos base do shampoo. Eles nada mais são que um tipo de detergente que tem a função de limpar os cabelos. Foto: Reprodução/vaidosascomestilo

Fonte: mundoeducacao,  usp e ltisdschools