Tem medo de tirar sangue? Cientistas criam um novo dispositivo de coleta sem dor

3583

Agora fazer um exame de sangue, como o Hemograma Completo, por exemplo, vai ficar menos dolorido. Revolucionando os diagnósticos baseados na coleta de sangue, a empresa TASSO INC está aperfeiçoando um dispositivo que extrai uma pequena amostra de sangue da pele, durante apenas 2 minutos, num procedimento bem menos doloroso.

O aparelho descartável tem o tamanho de uma bola de pingue pongue e funciona através de uma tecnologia denominada de microfluídica. No intervalo de 2 minutos, um ligeiro vácuo do dispositivo faz com que uma pequena amostra de sangue flua para o interior de um tudo conectado. Além de o procedimento ser quase que indolor os usuários do dispositivo ainda poderão enviar a amostra pelo correio ou levar ao para o laboratório

Os três fundadores da empresa, David Beebe, professor de engenharia biomédica na UW-Madison, Erwen e Bem contam que a ideia da invenção teve início em 2010: “Erwin e eu estávamos em uma loja de café, e nós pensamos, em abrir uma empresa, mas não sabíamos sobre o que. Pensamos em usar todas as coisas legais que tínhamos aprendido para ajudar as pessoas, fazendo produtos úteis!”. E a ideia deu certo e, com certeza, muita gente ficará satisfeita e felicíssima em poder se submeter a exames de sangue sem sentir dor, principalmente os hematofóbicos. Além disso, os empresários relatam que o dispositivo poderá ser utilizado pelo próprio indivíduo e em casa com todo o conforto e segurança.

A agência DARPA que fabrica os aditivos conservantes de sangue irá financiar o trabalho. O objetivo é estabilizar o sangue para que ele tenha uma durabilidade de uma semana e estar apto para análise sem necessidade de transportes térmicos.

A previsão para o dispositivo estar no mercado é final de 2015 ate início de 2016.

exame
Foto: news.wisc
Fontes: news e tassoinc