Cuidado com o uso de narguilé (cachimbo de água), ele aumenta chances de desenvolver leucemia

Que o cigarro causa grande mortalidade no mundo todo devido a sua composição química todo mundo já sabe. Agora o que vem sido debatido são os males causados pelo uso de narguilé. Narguilé é um cachimbo de água utilizado para fumar tabaco aromatizado. O grande “lance” é sem dúvida a quantidade de fumaça que ele produz, na qual o “narguileiros” se orgulham de brincar!

O principal estudo feito trata da exposição dos usuários de narguilé a fumaça que contém grande quantidade de benzeno, substância associada ao aumento do risco de leucemia. O estudo publicado na Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention, uma revista da Associação Americana para Pesquisa do Câncer, classifica o bezeno como cancerígeno do grupo 1, que é o grupo que contém as substâncias com maior potencial cancerígeno. Qualquer exposição ao benzeno não é recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Os pesquisadores indicaram que 26,6 dos homens e 23,2 das mulheres universitárias tem utilizado o narguilé em algum ponto da vida. Já no ensino fundamental existe o uso de narguilé por 8,1% dos meninos e 6,6% das meninas. Os números são alarmantes devido à gravidade do assunto. Além dos males do benzeno, os usuários de narguilé também podem sofrer com problemas pulmonares, câncer oral e doenças cardíacas.

Por ser utilizado em ambientes sociais, os não usuários de narguilé também são afetados pela fumaça. Depois de festas com a utilização de narguilé, os cientistas encontraram um metabólito do benzeno na urina tanto de fumantes quanto de não fumantes. A presença do metabólito era de 4,2 maior do que o normal em fumantes e 2,6 vezes maior em não fumantes, o que sugere que não fumantes passam por uma exposição crônica.

P8F41
Narguilé é um cachimbo de água utilizado para fumar tabaco aromatizado. Foto: gazetanortemineira

O problema do narguilé é que além dos problemas causados pelo tabaco os usuários também ingerem substâncias relacionadas ao carvão em brasa, utilizado para aquecer a água usada no produto. Portanto não há nível seguro para a utilização do narguilé e a exposição regular as substâncias geradas pelo seu uso pode causar graves problemas.

Fonte: medicalnewstoday