É verdade que pessoas barrigudas tem mais riscos de ter diabetes?

Texto de Thailine Costa – Bióloga

“Por que dizem que as pessoas com barriga grande tem mais riscos de ter diabetes? Sou super barrigudo e isso tem me deixado muito apavorado. Qual a explicação biológica para essa afirmação? (Willian Mendes)

Oi Willian, primeiro vamos definir o que é diabetes: – O diabetes é uma síndrome que acontece quando um órgão do nosso corpo, o pâncreas não produz um hormônio chamado insulina ou quando este não age adequadamente no nosso organismo. A insulina reduz a quantidade de açúcar (glicose) no nosso sangue, portanto se esse hormônio não estiver presente haverá um aumento da taxa de açúcar e então o diabetes.

Existem dois tipos de diabetes, tipo 1 caracterizado principalmente por fatores genéticos (quando o pâncreas não produz insulina) ou falha no sistema imune, fazendo com que as células destruam a insulina. E o tipo 2 que, geralmente está associado a indivíduos que possuem maus hábitos alimentares e são sedentários, nesse tipo o indivíduo geral uma resistência à insulina elevando assim altas taxas de glicose no sangue.

Então, porque dizem que os “barrigudos” são mais propensos a terem diabetes? O aumento da circunferência abdominal geralmente é causado pela gordura, parte que ingerimos é transformada em energia, enquanto o excesso deposita-se em tecidos, órgãos e quando vão para a corrente sanguínea pode entupir vasos e artérias por isso a “barriga grande” é considerada fator de risco para o diabetes e doenças cardiovasculares. Segundo pesquisas, para mulheres a medida máxima de circunferência é de 80 centímetros enquanto para homens, não pode ultrapassar os 102 centímetros.

F24EB2FCDE9130CAB17C82DF51B9DE
Segundo pesquisas, para mulheres a medida máxima de circunferência é de 80 centímetros enquanto para homens, não pode ultrapassar os 102 centímetros. Foto: Reprodução/living

Willian, já que você está apavorado, recomendo primeiro que procure um médico, pois ele indicará exames se for necessário. Porém, pessoas que querem evitar ou retardar o desenvolvimento dessa doença podem seguir as seguintes dicas: – Realizar atividades físicas regularmente e se alimentam de maneira saudável evitando gorduras, lanches rápidos, refrigerantes e comendo muita fibra.

gordura-abdominal
Realizar atividades físicas regularmente e se alimentam de maneira saudável evitando gorduras, lanches rápidos, refrigerantes e comendo muita fibra. Foto: Reprodução/comofazer

Fontes: diabetesdrauziovarelladiabetenetnoticias