Se as células do corpo se renovam por que envelhecemos?

“Se as células do corpo de mantém em constante renovação por que envelhecemos?” (George Filho)

 Todos os seres vivos, com exceção aos vírus, são constituídos por células que são os menores constituintes dos organismos vivos. No entanto, apesar do seu microscópico tamanho possui um arsenal complexo com diversas estruturas para determinadas funções como: nutrição, produção de energia, material genético etc.

As células estão em constante renovação através das divisões celulares que acontecem a partir de células já existentes. Se elas estão em constantes divisões e renovações, então por que envelhecemos?

Mesmo estando em constante renovação, as células, com o passar do tempo vão sendo danificados por seu próprio ‘‘maquinário’’ de funções, com o tempo esses danos vão se acumulando fazendo o corpo envelhecer.

Além desse aspecto, as divisões celulares que acontecem de forma desordenada também ajudam a envelhecer, pois a cada divisão, fragmentos de DNA podem ser perdidos acarretando em erros genéticos que serão passados para células-filhas e isso vai acontecendo até que a célula não consegue mais se dividir ou sofre apoptose (morte programada), fazendo com que o indivíduo vá envelhecendo. Assim, medida que suas células são trocadas, cada célula nova necessita ter uma cópia do seu material genético (DNA), a parte da célula onde temos grande parte das informações necessárias para reproduzir nosso corpo. Imagine quantas vezes o DNA já foi copiado, desde que o óvulo de sua mãe foi fecundado? Para entender melhor, pense no que aconteceria se “xerocássemos” um documento e usássemos a cópia para fazer outra cópia. É obvio que a medida que repetisse o procedimento, a qualidade dos documentos iria cair e, por fim, eles ficariam ilegíveis. Podemos considerar, grosseiramente, que é isso que acontece com o material genético dentro das nossas células.

330946-alle-bl-jede-er-i-familie--
As células estão em constante renovação através das divisões celulares que acontecem a partir de células já existentes. Se elas estão em constantes divisões e renovações, então por que envelhecemos? Foto: Reprodução/dk

Dentro do no DNA, existem instruções que determinam a idade além da qual uma espécie não pode viver, ou seja, a nossa expectativa máxima de vida está escrita nos genes (gatos vivem 20 anos, tartarugas vivem 150 anos, hamsters vivem 2,5 anos, etc…) . É como se houvessem sinais que aparecem em determinada época e ordenam às células a parar de realizar suas funções normais. As células não envelhecem como nós, mas vai perdendo sua validade com o passar dos anos.

5963325_f520
Imagine quantas vezes o DNA já foi copiado, desde que o óvulo de sua mãe foi fecundado? Foto: Reprodução/hubpages

Fontes: wolsobiologia e mundoestranho

Este texto é de autoria da Bióloga Nayara Castro