Este vídeo vai mudar seu dia: Duas irmãs cegas enxergando pela primeira vez na vida!

Às vezes não somos capazes de agradecer pelo simples fato de poder enxergar. Este vídeo é emocionante! Na zona rural indiana duas irmãs tiveram suas vidas totalmente transformada. As meninas Sonia e Anita nasceram completamente cegas em uma família de plantadores de arroz que ganham apenas 17 centavos de dólar por hora de trabalho.

As meninas nasceram com catarata congênita e foram abençoadas com uma cirurgia para correção do problema e tudo foi registrado em um vídeo emocionante, visto milhares de vezes no Youtube. A sentimento especial vivido pelas meninas nos deixa comovidos e, ao mesmo tempo, alerta para o quão evitável é a mesma dificuldade vivida por diversas pessoas no mundo, inclusive no Brasil.

Uma das principais causas para a catarata em bebês era a rubéola durante a gestação. Após a obrigatoriedade da vacinação das mulheres, hoje 50% das crianças que nascem com catarata no Brasil têm o problema por conta de uma mutação genética que codifica errado uma proteína e o cristalino, que era para ser transparente, nasce opaco.

Quando uma criança nasce com um problema de cegueira, ela tem 50% de chance de morrer antes de completar dois anos. Isso acontece porque tem grande probabilidade de ela ter nascido com outros problemas de saúde e o motivo pelo qual ela não consegue tratar a cegueira é o mesmo que dificulta que ela chegue a outros serviços para cuidar das outras síndromes.

cega3
Uma das principais causas para a catarata em bebês era a rubéola durante a gestação. Foto: Reprodução/youtube
Fonte: extra