Grande conquista: baleia jubarte sai da lista de extinção!

A baleia jubarte (Megaptera novaengliae), é um mamífero marinho que se encontra distribuídos em todos os oceanos. Sua migração é realizada pelas margens costeiras, sendo esse, um dos motivos que levou a espécie quase a extinção por sua caça desenfreada em meados do séc. XIX e XX.

Devido seu enorme declínio populacional, as jubartes foram protegidas por acordos internacionais realizados pela Comissão Baleeira Internacional (CBI), tendo como objetivo sua recuperação, sendo proibida sua caça e, assim, suas populações iniciaram uma lenta recuperação.

No entanto, a recuperação da espécie não seria possível apenas com os acordos internacionais. Várias ONGs e pesquisadores fizeram e fazem parte de projetos que visam a preservação da espécie. E após anos de luta, O Ministério do Meio Ambiente (MMA) deu a maravilhosa notícia que as baleias jubartes não faziam mais parte da lista de espécies em extinção.

Essa informação é uma grande vitória para todos que lutam pela conservação e preservação da fauna, entretanto, muitas espécies ainda encontram-se ameaçadas no país. De acordo com o MMA, uma média de 1.051 espécies de animais ainda estão ameaçados.

Muito ainda precisa ser feito, mas com a ajuda e união de todos podemos mudar essa triste realidade e vivenciar muitas outras conquistas.

jubartee
Essa informação é uma grande vitória para todos que lutam pela conservação e preservação da fauna, entretanto, muitas espécies ainda encontram-se ameaçadas no país. Foto: Reprodução/aquamarinhos

Fontes: infoescola e uol

Este texto é de autoria da Bióloga Nayara Castro