Um truque infalível para preservar ovos de galinha por até um ano – sem prejudicar a saúde

Como manter os ovos de galinha frescos, em casa, por até um ano

Dados do Ministério da Saúde apontam que as bactérias são responsáveis por 83,5% dos casos de intoxicação alimentar, sendo a salmonela a grande vilã. Os produtos que mais provocam problemas de saúde são os ovos crus e malcozidos (22,8%), carnes vermelhas (11,7%), sobremesas (10,9%), água (8,8%) e leite e derivados (7,1%).

Assim, se tem uma coisa que deixa qualquer um preocupado, é a preservação do ovo. Isso porque, de acordo com a Escola Superior de Agricultura da Universidade de SP, seis em cada dez pessoas já tiveram febre, diarreia, dor de estômago e náusea por ingerir ovo estragado. A dica a seguir, vai te ajudar a deixar seus ovos sempre fresquinhos, sem gastar praticamente nada, confira.

Você vai precisar de apenas:

  • Ovos de galinha
  • Óleo mineral (vendido em qualquer farmácia)
  • Luvas

Como fazer em casa:

  • Esquente aproximadamente ½ xícara de óleo no micro-ondas por apenas 10 segundos em temperatura média.
  • Limpe e seque bem os ovos e a caixa deles.
  • Cubra os ovos um a um com óleo mineral, sem esquecer nenhum espaço. Use as luvas. O trabalho é rápido e fácil.
  • Guarde os ovos na caixa, na geladeira, com a ponta menor para baixo
  • De vez enquanto, a cada 15 dias, vire os ovos com cuidado.
  • Antes de usar lave para retirar o óleo da casca.

Porque isso ajuda a preservar ovos?

Muita gente não sabe, mas a casca do ovo é feita de cálcio, formando uma carapaça dura e porosa. Graças a essa porosidade, o ar entra e sai do ovo, o que irá ajudar no desenvolvimento do pintinho. Mas, mesmo se não tiver um pintinho se desenvolvendo ali, a casca continuará porosa. Tanto que, deixar um ovo perto de alguma coisa de cheiro forte pode ser fatal: o cheiro penetra na casca e impregna o conteúdo.

Assim como o ar pode entrar e sair do ovo, germes também podem penetrar na casca. O óleo mineral, fará uma blindagem na casca isolando o conteúdo interno do meio externo. Como não há pintinho se desenvolvendo, não há razão para o oxigênio penetrar na casca.

Um estudo publicado na PAB, revista custeada pela EMBRAPA, realizou testes usando o óleo mineral na casca dos ovos de galinha, visando prolongar a estocagem. O resultado foi impressionante. Os ovos que receberam o banho de óleo mineral e foram refrigerados, mantiveram a qualidade interna, bem como o seu pH original. Além disso, o óleo inibiu a perda de peso durante a estocagem independente da temperatura de estocagem. Enquanto isso, os ovos sem o banho de óleo diminuíram sua qualidade interna em poucos dias, ficando inviáveis para consumo em três semanas.

Tempo de armazenamento com o óleo

  • Armazenamento de curto prazo (até 3 meses): Temperatura normal.
  • Armazenamento a longo prazo (cerca de 6-9 meses): Lugar fresco e escuro
  • Armazenamento extralongo (9-12 meses): guardar na geladeira

Pode fazer que é garantido!

prepared-housewives   Artigo Bacurau et al