Bebê com a maior cabeça do mundo faz cirurgia para redução

Roona uma menina indiana sofre de hidrocefalia e com apenas 2 anos apresentava uma circunferência de 94 centímetros. Durante sua vida a cabeça alcançou mais que o dobro da circunferência fazendo com que tivesse uma vida extremamente limitada vivendo a maior parte do tempo deitada. O inchaço estendeu a pele da cabeça e puxou as pálpebras sobre os olhos e por isso Roona não podia ver.

A hidrocefalia é uma condição em que o líquido cefalorraquidiano que circula no interior da cavidade craniana encontra alguma retenção no interior do crânio ou pode sua produção em excesso. Seja qual for a causa, nestes casos, a pressão intracraniana sobre o cérebro fica muito aumentada, podendo vir a causar lesões no tecido cerebral. Além disso, uma pessoa com hidrocefalia apresenta um grande inchaço do crânio o que aumenta assustadoramente sua circunferência.

Felizmente Roona passou recentemente, por uma série de intervenções cirúrgicas para drenagem do líquido e de 94 cm, a cabeça do bebê passou para 58 cm. Segundo informações, foram retirados cerca de 10 litros de líquido. Para chegar a este resultado Roona passou um total de 105 dias no hospital e apesar da gravidade dos procedimentos, ela reagiu muito bem e o tratamento tem sido um sucesso.

361899

361780

indian-hydrocephalus_2_ae369-(1)

361901

roona-begum

apos-cirurgias

Nesta última imagem Roona já havia feito das cirurgias e diminuído de 94 para 58 cm de circunferência craniana.

Fonte: CNN